por Marcelo Rozenberg
Roberto Eladio Fernández Roa, o popular goleiro paraguaio "Gato" Fernández, nasceu em Assunção em 09 de setembro de 1954. Começou a carreira muito jovem nas fileiras do Cerro Porteño, time mais popular de seu país, e se destacou no futebol brasileiro com passagens marcantes por Inter de Porto Alegre e Palmeiras. Atualmente reside no Paraguai onde trabalha como representante de jogadores.
"Gato" também defendeu Espanyol de Barcelona e Deportivo Cali, da Colômbia. Disputou 78 jogos com a camisa da seleção de seu país, tendo sido destaque da equipe na Copa do Mundo de 1986, no México, e também na conquista da Copa América de 1979.
No Palmeiras, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, disputou 35 jogos em 1994 com 24 vitórias, oito empates, três derrotas e 22 gols sofridos.
O apelido que o tornou ainda mais conhecido surgiu quando defendia o Espanyol. Em uma partida contra o Atletico, fechou o gol de tal forma que, no dia seguinte, vários jornais de Barcelona estamparam que no gol do time local parecia haver um gato. Os companheiros de time compraram a idéia que, de início, não chegou a agradar o goleiro.
Roberto Júnior Fernández Torres, filho de Gato Fernández, seguiu os passos do pai e também se tornou goleiro. Em 2016, "Gatito" foi contratado pelo Figueirense para a disputa do Campeonato Catarinense e da Série A do Brasileirão.
Abaixo, ouça a participação de Gato Fernandez no "Domingo Esportivo" do dia 26 de março de 2017:
Parabéns! Luís Figo, um dos grandes do futebol português, completa 53 anos
Pela seleção portuguesa, que defendeu em dois mundiais. Foto: DivulgaçãoNo Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Achados & Perdidos: Há 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Em vídeo, 'Antes & Depois' de goleiros que brilharam por clubes cariocas
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988