por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Nascido no norte da Inglaterra, no dia 18 de fevereiro de 1975, o irmão mais velho do jogador Phil Neville, Gary Alexander Neville, ou simplesmente Gary Neville, é considerado uma lenda dentro do Manchester United, por ter atuado no Clube durante duas décadas ininterruptas. Pela equipe inglesa, consquistou nove títulos nacionais, duas Champions League e dois mundiais interclubes. No dia 2 de fevereiro de 2011, anunciou sua aposentadoria, recebendo de presente um jogo festivo de despedida contra a Juventus de Turim, no Old Trafford. No amistoso, atuaram diveras estrelas da história do Manchester.
Gary iniciou sua carreira no Manchester United, em 1991, como parte do pacote de jovens atletas escolhidos pelo treinador Alex Ferguson. Na lista ainda incluíam seu irmão Phil, Ryan Giggs, David Beckham, Nicky Butt e Paul Scholes.
Em 1994, ganhou a vaga na lateral-direita, após o ala Paul Parker sofrer uma grave lesão. Sempre revesando na posição com David Beckham, Neville ganhou a confiança de Ferguson, que o considerava o melhor lateral do Manchester United da sua geração.
Pelos Diabos Vermelhos, o atleta conquistou nove títulos do Campeonato Inglês, nas temporadas de: 1995-96, 1996-97, 1998-99, 1999-00, 2000-01, 2002-03, 2006-07, 2007-08 e 2008-09. Além disso, o ex-lateral foi bicampeão da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial Interclubes, nos anos de 1999 e 2008.
Nas 85 partidas que realizou pela seleção da Inglaterra, Gary não conseguiu fazer um gol sequer. Ele foi o lateral-direito títular na Copa de 2006, na Alemanha.
Nas últimas temporadas, Gary Neville foi perdendo espaço na equipe titular do Manchester United. Além da idade avançada, seguidas lesões atrapalharam o jogador. A faixa de capitão pertencia a Neville, mas era constantemente usada por atletas que jogavam mais vezes, como o lendário Ryan Giggs e o zagueiro Rio Ferdinand.
Se aposentou em fevereiro de 2011, após 20 anos de carreira, se tornando o segundo jogador que vais vestiu a camisa do clube inglês, atrás de Ryan Giggs.
Em 24 de maio de 2011, Gary Neville realizou seu jogo de despedida com a camisa do Manchester United contra o Juventus, no Old Trafford, que acabou 2x1 para o Juventus. O Manchester entrou em campo com os jogadores que estiveram na equipe de 1992, como: Wayne Rooney, Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt e David Beckham.
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Ele residia em São Carlos, sua cidade natalO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista
Saudade: Há quatro anos morria Luiz Carlos Gaúcho, ex-meia do Grêmio
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
Flamengo encara a altitude de Quito para enfrentar a LDU pela Libertadores; as formações