Fritz d'Orey

Ex-piloto brasileiro de F1

por Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O paulistano Frederico José Carlos Themudo d´Orey, o Fritz d´Orey, como ficou conhecido, piloto de Fórmula 1 em três corridas da temporada de 1959, morreu em 31 de agosto de 2020, aos 82 anos, vítima de câncer. Ele residia em Portugal e estava com quatro de seus cinco filhos no momento de sua morte.

D´Orey nasceu na capital paulista em 25 de março de 1938, e esteve ligado ao mundo dos automóveis desde pequeno, uma vez que sua família, de origem portuguesa, trabalhava com comércio e carros. Após concluir seus estudos no Colégio São Luiz, em São Paulo, D´Orey estudou Economia nos Estados Unidos, na Universidade Wharton, na Pensilvânia.

Cronologicamente, Fritz D´Orey foi o quato brasileiro participara oficialmente da Fórmula 1, após Chico Landi, Gino Bianco e Nano da Silva Ramos. 

Fritz D´Orey competiu no GP da França de 1959, em Reims, única prova que concluiu, terminando na décima colocação após largar em 18º. Ainda naquele ano, correu o GP da Grâ-Bretanha no circuito de Aintree e abandonou após acidente e no GP dos Estados Unidos em Sebring, desta vez abandonando após problema mecânico. As duas primeiras corridas ele disputou com Maserati 250F e motor Maserati. A última também foi com motor Maserati, mas chasi Tec-Mec 415.

Em 1960 foi contratado pela Ferrari para competir em provas de Longa Duração, tendo participado das 12 de Sebring, mas ainda naquele ano, um grave acidente pôs fim à sua promissora carrira, na classificação para as 24 Horas de Le Mans.

Seu carro partiu-se ao meio após chocar-se contra uma árvore, o que deixou D´Orey seriamente ferido, incluindo traumatismo craniano. Foram oito longos meses de recuperação que o levaram a desistir do automobilismo de competição.

No Brasil trabalhou na área da construção civil, tornando-se um empresário de sucesso. Deixou o País para morar com a família em Portugal.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES