Por Felipe AlvaFranciscus de Boer, nasceu no dia 15 de maio de 1970, na cidade holandesa de Hoorn. Ele foi zageuiro do Ajax-HOL, do Barcelona, do Galatasaray, do Rangers e encerrou a carreira no Al- Rayyan, do Qatar.
Em 2011, após muitas temporadas trabalhando no Ajax, de Boer assumiu o cargo de treinador e se sagrou campeão nacional com a equipe branca e vermelha.
Em 2008, trabalhou como auxiliar técnino de Bert Van Marwijk no comando da Seleção Holandes.
Frank de Boer, como ficou conhecido no futebol, começou a carreira no Ajax. A curiosidade é que o irmão gêmeo de Frank, Ronald de Boer, também começou a jogar futebol no mesmo time.
Zagueiro técinico, habilidoso que não dava um pontapé, Frank se destacou rapidamente. Com o Ajax foi campeão holandês cinco vezes (1990, 1994, 1995, 1996 e 1998) e, no ano de 1995, conquistou o título mais importante da carreira, a Liga dos Campeões, contra o Real Madrid.
Em 1998, Frank foi para o Barcelonana, junto com irmão, mas não conseguiu manter o mesmo nível dos tempos de Ajax. O único título no clube catalão foi o Campeonato Espanhol, logo na primeira temporada.
No clube espanhol, foi pego em um exame antidoping, pelo uso da substância nadrolona, que tem efeitos anabólicos. O zageueiro foi suspenso, mas liberado após recorrer.
Em 2003, com a carreira já em decadência, deixou o Barça e assinou com o Galatasaray, da Turquia. Antes de encerrar a carreira, passou ainda pelo Rangers, da Escócia, e o último clube foi o Al-Rayyan, do Qatar.
Seleção Holandesa
A história de Frank de Boer na Seleção Holandesa começou em 1990. Com a camisa Laranja, o zagueiro fez 112 jogos, ficando atrás apenas do goleiro Van der Sar, com 130 partidas.
Na Copa da França, em 1998, Frank era o capitão da Holanda, quarta colocada naquele mundial. Ele estava em campo na famosa semifinal, contra o Brasil. Na decisão por pênaltis, ele foi o primeiro a bater e conseguiu fazer o gol. Já o Ronald, seu irmão, chutou o pênalti para a defesa de Taffarel, que levou os brasileiros à final.
Em 2007, assumiu o comando das categorias de base do Ajax, mas no ano seguinte foi convidado para ser assistente técnico de Bert Van Mawijk, na seleção da Holanda. O ex-zagueiro viu do banco de reservas a Laranja ser vice campeã do mundo.
Heitor Camerin, ex-Ponte e Fla, na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Parabéns, Fábio Luciano! Ex-zagueiro do Timão e do Fla, completa 50 anos
Achados & Perdidos: Nos 151 anos de Campos do Jordão, veja a Seleção Brasileira hospedada na cidade paulista
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello na São Paulo Indy 300 há 13 anos. Imagens e vídeo exclusivos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de marcantes jogadores do futebol italiano
Olhos no retrovisor: A morte de Roland Ratzenberger deveria ter impedido a realização do GP de San Marino
Corinthians inicia na Copa do Brasil contra o Novorizontino na estreia de Dorival Júnior; as formações
Troca de técnico, uma ilusão de ótica que não leva a lugar algum. Por Lino Tavares
F1: Piastri defende a liderança do Mundial em Miami; a programação da etapa norte-americana
No Z-4 do Brasileiro, Santos encara o CRB pela Copa do Brasil; as equipes