por Túlio Nassif
Filipe José Machado, mais conhecido como Filipe Machado, foi um zagueiro que além da técnica refinada, era bastante culto, falava seis idiomas. Ele nasceu no dia 13 de março de 1984, em Gravataí, Rio Grande do Sul e morreu aos 32 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Era casado com Aline Penteado Pereira Machado, com quem teve uma filha, Antonela.
Iniciou sua carreira em 2002, nas categorias de base do Internacional. Em 2004, passou pelo Fluminense e, no ano seguinte, atuou pelo Esportivo de Bento Gonçalves. Visando novos horizontes, tentou no futebol espanhol o sonho de defender um clube internacional e acertou com Pontevedra, onde ficou de 2006 a 2007. Após isso, atuou pelo CSKA Sófia-BUL (de 2007 a 2009), Salernitana-ITA (de 2009 a 2010), Inter Baku-AZE (de 2010 a 2011), Al Dhafra-EAU (em 2011) até retornar ao Brasil, quando se transferiu para o Duque de Caxias, no segundo semestre de 2011.
Mas em 2012, optou por jogar pelo Resende. E mais uma vez, começava a peregrinação de Filipe Machado, que fechou com Guaratinguetá (em 2012), Al-Fujairah SC (de 2012 a 2013, tendo voltado para o futebol árabe), Macaé (de 2014 a 2015) e Saba Qom (de 2015 a 2016, na qual disputou o Campeonato Iraniano).
Chegou à Chapecoense justamente no início da temporada de 2016, vindo do Irã. Sua contratação teve como intuito trazer experiência ao setor defensivo da equipe. Porém, as boas atuações já chamavam a atenção desde o Macaé, onde ele teve seu melhor momento na zaga do clube carioca, que com a boa campanha na Série C de 2014, conseguiu o título e o acesso à Série B do Brasileirão.
Pela Chape, conquistou o Campeonato Catarinense em campo e a Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016. Realizou 19 partidas e marcou três gols. Números que foram interrompidos quando ele foi declarado como uma das 71 vítimas fatais no acidente do avião que transportava o time catarinense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Um dos últimos vídeos gravados por integrantes da delegação da chapecoense foi feito pelo defensor.
Abaixo, veja o vídeo que o ex-zagueiro gravou:
Inter domina, supera Palmeiras nos pênaltis e vai à semi da Copa do Brasil
O jogo teve polêmicas com o VAR no tempo normalPalmeiras coloca 'zaga dos 1.000 minutos' à prova por vaga na semifinal
Luan e Gustavo Gómez tentam ampliar sequência sem sofrer gols. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação/Via UOLO bom aproveitamento da 'janela de transferências' feito pelo Grêmio, com a volta de Arthur a todo vapor. Por Lino Tavares
Das quadras de vôlei para a excelência na produção de cogumelos na Serra Gaúcha
O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Olhos no retrovisor: a última pole de Rubens Barrichello na Fórmula 1, há 16 anos
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos