Um dos maiores narradores da história de Minas Gerais, o jornalista Fernando Sasso morreu aos 69 anos no dia 6 de maio de 2005. Sasso estava internado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, e lutava contra câncer na coluna.
Conhecido por seu bordão "Tá no filó!?, usado quando um gol acontecia, Sasso estava licenciado da presidência da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais, a Ademg, órgão que administra o estádio do Mineirão. E quantos jogos do Atlético Mineiro, do Cruzeiro, do América Mineiro, do Democrata, da Caldense, do Villa Nova, do Tupi e de tantos outros times mineiros foram narrados por Sasso? O número exato não foi conhecido, mas sabe-se que Sasso fez escola e é lembrado por várias gerações.
"Apenas em 2004 pude ver pela primeira vez um jogo narrado por ele na íntegra, um clássico entre Atlético e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro de 1995, originalmente transmitido pela Sportv, reprisado no programa "Premiere Futebol Clube. O detalhe é que neste jogo ele não soltou nenhum "tá no filó!? nos dois gols do Galo, que ganhou por 2 a 0?, conta o jovem jornalista Edu César, do site "Papo de Bola".
Sasso trabalhou em grandes emissoras de TV e rádio, entre elas Rádio Itatiaia, TV Alterosa e a Globo Minas, na última ele trabalhou nos anos 80 e 90. E ex-craques cruzeirenses e atleticanos como Palhinha, Nelinho, Tostão II, Reinaldo, Éder Aleixo, Careca, Everton, Carlinhos, Hamilton, Renato Pé Murcho, Heriberto, Edivaldo, Éder Lopes, Ademir, Luizinho, entre outros jogadores que tiveram seus gols narrados por Sasso, devem sentir saudades de um dos maiores nomes do jornalismo esportivo de Minas Gerais.
por Rogério Micheletti (colaborou o jornalista Edu Cesar)
Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Emissora retoma a parceria com a principal categoria do automobilismo mundialSaudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos
Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
F1: Verstappen contraria a lógica, coloca rivais no bolso e larga na pole do GP da Grã-Bretanha
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão