por Túlio Nassif
Fernando Lisboa, mais conhecido como "Fernandinho" ou "Margarida", é ex- soldado do Exército Brasileiro e ex-Policial Militar em São Paulo e inclusive ex-árbitro de futebol pela FPF, nascido no dia 8 de abril de 1973, em Ibitinga, interior de São Paulo. Tem um filho chamado Thiago Sordi Lisboa, e uma neta, Beatriz Lisboa. Foi morador de Balneário Camboriú/SC por mais de 15 anos e hoje é Diretor Comercial da Algar Telecom no Brasil e também é apresentador de um programa na TV Web juntamente com seu atual marido Luiz Gustavo Lisboa. O ex-árbitro é defensor da causa LGBTQI+ e coordenava a Parada da Diversidade em Balneário Camboriú/SC juntamente com seu marido Luiz Gustavo.
Fernando Lisboa começou cedo sua carreira, em 1988, aos 15 anos de idade na AABB de Ibitinga/SP. O tempo foi passando e a experiência chegou. Arbitrou no futebol amador e passou por várias cidades, como Itápolis, Jaboticabal, Taquaritinga, Matão, Monte Alto e Blumenau/SC entre outras, além de Ibitinga/SP, sua cidade natal, até começar a trabalhar profissionalmente e apitar em todo o estado de São Paulo pela FPF (Federação Paulista de Futebol). Foi também árbitro federado de Futsal pela liga MonteAltense.
E para quem não sabe, Fernando Lisboa se formou em 1999 na "Escola Flávio Iazzetti", na turma dos consagrados árbitros Luiz Flávio de Oliveira, Flavio Rodrigues Guerra e Rodrigo Cintra.
Resolveu se aposentar dos gramados em 2005, quando foi morar em Blumenau, Santa Catarina.
Atualmente reside em Praia Grande (SP), onde é empresário de Internet Fibra Óptica e Telefonia na Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande).
Comissão descarta punir árbitro adicional que não viu gol de braço de Jô
O árbitro adicional estava concentrado em ver se a bola entraria ou nãoZagueiro e árbitro denunciados por lances violentos do jogo Inter e NH
Luiz Henrique foi denunciado no artigo 254Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019