Luiz Henrique foi denunciado no artigo 254

Luiz Henrique foi denunciado no artigo 254

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

O procurador Alberto Fraco, do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, aceitou a notícia de infração disciplinar esportiva feita pelo Inter e denunciou o zagueiro Luiz Henrique, do Novo Hamburgo, por jogadas violentas contra o lateral Raphinha, chute na altura do peito, e o atacante Aylon, cotovelada na cabeça, na partida válida pelo Gauchão no último dia 22. Além do defensor, o árbitro Luís Teixeira Rocha também foi denunciado por não coibir a violência.

"Analisei as imagens e ofereci a denúncia. Uma por jogada violenta naquele lance que ele [Luiz Henrique] deixa o pé no peito do Raphinha. Na segunda que o zagueiro afasta a bola (próximo a Murilo, do Inter) perto do auxiliar com a perna esquerda e, nessa, não ofereci denúncia. Entendi como jogada normal, mas a terceira foi a cotovelada que deu no Aylon, no meio de campo. Nessa foi denunciado por agressão física", revelou ao UOL Esporte o procurador Alberto Franco.

Luiz Henrique foi denunciado no artigo 254 (praticar jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e pode pegar de 1 a 6 jogos de suspensão ou advertência, dependendo dele ser primário ou não. O defensor também será julgado no 254-A (agressão física) que tem previsão de pena entre 4 a 12 jogos. Já o árbitro Luiz Teixeira pode ser suspenso de 30 a 180 ou ser advertido de acordo com o artigo 260 do CBJD.

Após receber a notícia de infração disciplinar do Inter, que é uma prática comum dos clubes nos tribunais, Alberto Franco analisou as imagens e fez a denúncia. A partir da entrega do documento no TJD, o secretário da instituição abre o processo, faças as citações dos envolvidos e junta aos demais para criar a pauta de julgamentos.

A tendência é que Luiz Henrique e o árbitro sejam julgados na próxima semana dependendo da quantidade de processos no TJD. Caso sejam punidos, ambos podem recorrer ao Pleno do Tribunal gaúcho e depois ao Superior Tribunal de Justiça Desportivo.

Foto: UOL

Últimas do seu time