Fernando Carvalho

Ex-presidente do Internacional
por Marcelo Rozenberg
 
Nascido em 1º de novembro de 1952, Fernando Carvalho Neto é um dos dirigentes esportivos mais queridos pela torcida do Spor Club Internacional. Este advogado presidiu o clube gaúcho nas campanhas que culminaram com as conquistas da Libertadores e do Mundial de 2006.

Em 2008, após um breve afastamento da rotina do Inter, atuava como assessor de Futebol do clube. Morador de Porto Alegre, admite que veste azul, a cor do grande rival Grêmio. E que os dois filhos, Samantha e Martin Carvalho (este último jogador de futebol), são colorados fanáticos.

Até hoje reverenciado por onde passa por conta dos títulos, teve grande importância no processo de modernização do Inter, que de um clube endividado e sem crédito no início da década de 2000, transformou-se em uma potência com milhares de sócios.

Em 2010 lançou o livro "De Belém a Yokohama", onde narra sua trajetória de longa data no Inter, desde o primeiro jogo que assistiu, ainda no Estádio dos Eucaliptos, até chegar à presidência do clube, em 2002, com um enfoque especial à conquista colorada no Mundial Interclubes de 2006, ainda sob sua gestão.

O título, "De Belém a Yokohama" é uma referência a dois momentos distintos vividos pelo clube. Em Belém na última partida do Campeonato Brasileiro de 2002, quando o Inter entrou em campo diante do Paisandu na zona do rebaixamento e conseguiu vencer o adversário por 2 a 0 (gols de Fernando Baiano e Mahicon Librelato (já falecido) e ainda contar com a derrota do Palmeiras para o Vitória por 4 a 3.
 
Em novembro de 2014, foi contratado pela Rádio Gaúcha para participar do programa "Sala de Redação".
 
Em 9 de agosto de 2016 foi apresentado pelo presidente Vitorio Piffero para comandar o departamento de futebol do Inter, ao lado do técnico Celso Roth, recém contratado após a demissão de Paulo Roberto Falcão.

É casado (está em seu terceiro casamento) e reside em Porto Alegre.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES