por Tufano Silva
Além de ter atuado profissionalmente por diversos times de expressão do Brasil, Everaldo Sérgio David foi também um jogador muito requisitado na várzea da Baixada Santista, nos anos 60 e 70. Em 2011, o ex-atleta curtia sua merecida aposentadoria na cidade de Santos, onde constantemente encontrava seus contemporâneos amigos "boleiros?, para colocar a conversa em dia e relembrar divertidos e interessantes acontecimentos daquela época.
Oriundo de uma tradicional família de futebolistas da Baixada Santista (Everaldo é filho do saudoso goleiro Osman David, o Onça, e seus irmãos, Osmar, Adilson e Juarez também foram jogadores), o ex-atleta iniciou sua carreira no Globo FC, time da várzea de Santos-SP, mesma cidade em que nasceu em 29 de março de 1950.
Rodou por mais algumas equipes amadoras, como o AE Casa Branca, Alviverde FC e Pátria EC, até chegar às categorias de base do Santos FC. Jogou também pelo time de juniores da AA Portuguesa Santista, mas foi no Fluminense onde Everaldo se profissionalizou, no início da década de 70.
Por desavenças com o presidente do clube carioca, foi transferido para a AA Rodoviária de Manaus, em1971. Após esse fato, Everaldo teve rápidas passagens por Sport, em 1972, Marília-SP, em 1973 até chegar em 1974 ao Colorado, do Paraná, clube no qual o ex-jogador teve a oportunidade de conhecer o mundo, com as diversas excursões realizadas.
Após deixar o clube paranaense, rodou por São Domingos-AL, EC Pinheiros-PR, Operário-MS e Nove de Julho-PR. No final da década de 70, retornou ao time da Portuguesa Santista, mas com o falecimento de seu pai, o grande goleiro Onça, Everaldo se desmotivou e decidiu encerrar sua carreira profissional.
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Recifense
Que saudade do Grande Jogo! Por Odir Cunha
Seleção goleia e ganha elogios exagerados. Por Wladimir Miranda