por Tufano Silva
Além de ter atuado profissionalmente por diversos times de expressão do Brasil, Everaldo Sérgio David foi também um jogador muito requisitado na várzea da Baixada Santista, nos anos 60 e 70. Em 2011, o ex-atleta curtia sua merecida aposentadoria na cidade de Santos, onde constantemente encontrava seus contemporâneos amigos "boleiros?, para colocar a conversa em dia e relembrar divertidos e interessantes acontecimentos daquela época.
Oriundo de uma tradicional família de futebolistas da Baixada Santista (Everaldo é filho do saudoso goleiro Osman David, o Onça, e seus irmãos, Osmar, Adilson e Juarez também foram jogadores), o ex-atleta iniciou sua carreira no Globo FC, time da várzea de Santos-SP, mesma cidade em que nasceu em 29 de março de 1950.
Rodou por mais algumas equipes amadoras, como o AE Casa Branca, Alviverde FC e Pátria EC, até chegar às categorias de base do Santos FC. Jogou também pelo time de juniores da AA Portuguesa Santista, mas foi no Fluminense onde Everaldo se profissionalizou, no início da década de 70.
Por desavenças com o presidente do clube carioca, foi transferido para a AA Rodoviária de Manaus, em1971. Após esse fato, Everaldo teve rápidas passagens por Sport, em 1972, Marília-SP, em 1973 até chegar em 1974 ao Colorado, do Paraná, clube no qual o ex-jogador teve a oportunidade de conhecer o mundo, com as diversas excursões realizadas.
Após deixar o clube paranaense, rodou por São Domingos-AL, EC Pinheiros-PR, Operário-MS e Nove de Julho-PR. No final da década de 70, retornou ao time da Portuguesa Santista, mas com o falecimento de seu pai, o grande goleiro Onça, Everaldo se desmotivou e decidiu encerrar sua carreira profissional.
Achados & Perdidos: Há 21 anos, contra a Argentina, o Brasil conquistava a Copa América
Achados & Perdidos: Milton Neves em Buenos Aires conhecendo relíquias de Maradona
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Nelinho chutou uma bola para fora do Mineirão
F1: Piastri confirma superioridade e vai largar em 1º na Sprint; Bortoleto é o 10º do grid
F1: Piastri é o mais rápido no único treino livre em Spa-Francorchamps; Bortoleto fica em 13º
Parabéns! Veja gols de falta de Marcos Assunção, que faz aniversário hoje!
Olhos no retrovisor: A última vitória de Alain Prost na Fórmula 1, há 32 anos
Achados & Perdidos: Santos, bicampeão da Libertadores em dia que Pelé foi 'caçado' por argentinos do Boca
F1: Norris vence duelo particular com Piastri e garante a pole para o GP da Bélgica
Achados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos