por Guilherme Guarche
O radialista Vigilato Ernani Arantes Franco Franco Bacarat, ou simplesmente Ernani Franco, morreu aos 56 anos, em 29 de junho de 1974.
Natural de Santos-SP, onde nasceu em 21 de setembro de 1918, foi durante muitas décadas o grande defensor do Santos Futebol Clube na imprensa esportiva santista através dos microfones da Rádio Atlântica de Santos.
Ernani Franco, como era mais conhecido do grande público, e que diariamente comandava um programa esportivo na saudosa PRG-5, “A Voz do Mar”, ao meio-dia era o muito ouvido pelos torcedores do Peixe.
Seus comentários eram sempre motivo de admiração e respeito entre os jogadores e diretores do Alvinegro da Vila Belmiro. Foi ao lado de Peirão de Castro um dos maiores “cães de guarda” do Santos FC.
Curiosidade: ele detinha a maior audiência radiofônica em Santos, seu programa era retransmitido por um alto-falante colocado na área externa de uma conceituada casa lotérica situada à Praça Rui Barbosa, no centro histórico da cidade, sendo ouvido por todos os que ali passavam.
Como jornalista, mantinha uma coluna no extinto jornal "O Diário". Em várias oportunidades acompanhou a delegação do Santos FC, no Brasil e no exterior.
No vídeo abaixo ouvimos a narração de Ernani Franco na partida em que o Santos goleou a Ferroviária por 6 a 2, com dois gols de Pelé, dois de Pepe, um de Pagão e um de Tite, e conquistou o bicampeonato paulista, no dia 13 de dezembro de 1961. O áudio foi cedido por José Carlos Gomes Valenci e a montagem por Wesley Miranda, da Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC (ASSOPHIS).
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
Técnico do Santos em treino no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC/Via UOLParabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
Copa Santa Catarina 1992: a versão catarinense do Brasileirão de 1987
Achados & Perdidos: Com golaço de Zenon, o massacre do Guarani diante do Inter no Brasileirão de 78
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha