por Túlio Nassif
Eliakim Araújo, o Eliakim Araújo Pereira Filho, grande jornalista de televisão das décadas de 80 e 90, nasceu no dia 28 de abril de 1941, em Guaxupé, interior de Minas Gerais. Morreu no dia 17 de julho de 2016, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, onde se encontrava internado em um hospital. Ele lutava contra um câncer no pâncreas e há um mês estava em tratamento de quimioterapia, porém, não resistiu. Ele era casado com a também jornalista Leila Cordeiro, tinha quatro filhos, Alexandre, Frederico, Ana e Lucas e também já era avô.
Ainda muito jovem, aos 20 anos e mesmo sendo estudante de direito, ingressou no jornalismo através do rádio, tendo trabalhado na Rádio Continental e depois por quase duas décadas na Rádio Jornal do Brasil.
Com prestígio pelo trabalho realizado, ganhou em 1983 uma oportunidade na televisão, quando integrou a equipe de jornalismo da Rede Globo. Lá, Eliakim conheceu a mulher que viria a ser sua esposa, a jornalista Leila Cordeiro. Além disso, assumiu a bancada do Jornal da Globo.
Após dois anos, em 1986, Eliakim e Leila formaram o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira quando passaram a apresentar juntos o telejornal global.
Eliakim também fez reportagens, apresentou o programa Globo Repórter, comandou a cobertura dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e cobriu a eleição de Tancredo Neves.
Deixou a Globo junto com a esposa em 1989 para trabalhar na extinta Rede Manchete, onde ancoraram o principal jornal da emissora. Em 1992, convidado por Silvio Santos e pelo então diretor nacional de jornalismo do SBT, Marcos Wilson, apresentou ao lado da mulher alguns telejornais do SBT, como o “Aqui Agora” e o “Jornal do SBT”.
Já em 1997, o convite para o casal partiu da rede americana de televisão CBS para atuar como âncoras do canal CBS Telenotícias, em português. Com o término do projeto, que durou três anos, os jornalistas optaram por continuar residindo nos Estados Unidos. Durante três anos, apresentou o Câmera Record News, na Rede Record, que exibia documentários do programa americano “60 Minutes”, da CBS - uma das maiores redes de televisão e rádio dos Estados Unidos.
E nos últimos anos de sua vida, Eliakim se dedicava ao jornalismo online, na qual apresentava junto com a esposa o programa “Conexão América”, exibido pela internet.
Vem aí mais um encontro da APJ, Academia Paulista de Jornalismo
Não fique de fora desta, saiba todas as informações e prestigie o evento!O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
Titular do Brasil nas Copas de 78 e 82, Oscar Bernardi é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Renovar com Neymar será a falência do Santos. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 63 anos
Parabéns, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi completa 85 anos
Disfarçado de idoso, Oliver Bearman disputa prova de kart amador e surpreende participantes
Achados & Perdidos: Galo 2 x 1 Brasil; Nem Pelé evitou derrota canarinho para o time mineiro há 56 anos
Olhos no retrovisor: Há 75 anos, em Monza, Farina conquistava o primeiro título da história da Fórmula 1
São Paulo desiste de Marcos Leonardo após impasse com Al Hilal