
Dulce Rosalina foi a torcedora símbolo do Vasco da Gama até falecer, em 19 de janeiro de 2004. Em 1956, tornou-se a primeira mulher a presidir uma torcida organizada, a TOV (Torcida Organizada do Vasco). Inovou ao implantar concurso de bateria e levando papel picado aos estádios.
Atuante, viajava Brasil afora pelo time da colina. No entanto, em 1976, quando apoiou a candidatura de Medrado Dias à presidência do Vasco, foi obrigada a desvincular-se da torcida. Fundou, em seguida, a Renovascão. Em 1991, um problema na vista a obrigou a se afastar dos jogos noturnos.
Dulce foi convidada pelo escritor Claudio Aragão para narrar a trajetória do clube desde sua fundação, no final do século XIX, até a conquista do título carioca de 2003. Seus relatos deram origem a obra "A história do Vasco da Gama em cordel?, da editora Bom Texto.
Ao falecer, a torcedora foi homenageada pela prefeitura do Rio de Janeiro, que em decreto de 22 de janeiro de 2004, mudou o nome da antiga rua do Reservatório para Dulce Rosalina. Abaixo, a íntegra do documento.
DECRETO Nº 23925 DE 22 DE JANEIRO DE 2004
Altera a denominação do logradouro que menciona, situado no bairro Vasco da Gama, na VII Região Administrativa ? São Cristóvão. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, considerando o recente falecimento de D. Dulce Rosalina, aos 79 anos, torcedora-símbolo do Clube de Regatas Vasco da Gama, exemplo da paixão carioca pelos times de futebol da cidade, DECRETA:
Art. 1.º A Rua do Reservatório, CL 08023-4 reconhecida pelo Decreto n.º 1165, de 31 de outubro de 1917, passa a denominar-se Rua Dulce Rosalina.
Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2004 ? 439º ano da fundação da Cidade. CESAR MAIA.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Lula Pereira, ex-zagueiro e treinador completaria 70 anos
Como treinador, seu último trabalho foi pelo Ceará. Foto: Divulgação/CearáAchados & Perdidos: Veja dez gols de Jorge Mendonça, que hoje faria 72 anos
Saudoso meia marcou época pelo Palmeiras. Foto: ReproduçãoOlhos no retrovisor: Marcado por muitos acidentes, Andrea de Cesaris, completaria 67 anos
Achados & Perdidos: Massagistas inesquecíveis do futebol brasileiro
Adelino Nascimento e a derrota do Brasil em 1982. Por Leandro Paulo Bernardo
Saudade: Há cinco anos morria o narrador Januário de Oliveira, criador de bordões marcantes
Uma foto, uma história! Tomando uma chuveirada, Gylmar e Pelé após a conquista do bi mundial pelo Santos
Saudade: João Marcos, um lutador dentro e fora dos gramados, completaria 73 anos
Achados & Perdidos: A inauguração do Mundão do Arruda, casa do Santa Cruz, há 54 anos
Líder do Brasileiro, Palmeiras recebe a lanterna Chapecoense
Saudade: 12 anos sem Marinho Chagas
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Famense