por Tufano Silva
Dimas Filgueiras Filho, popularmente conhecido como Dimas Filgueiras, ex-lateral-esquerdo e zagueiro do Botafogo, Fortaleza e Ceará, morreu no dia 22 de dezembro de 2023, aos 79 anos de idade.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1944, Dimas iniciou sua carreira no brilhante e vitorioso Botafogo da década de 60, tendo a oportunidade de atuar ao lado de nomes como Garrincha, Nilton Santos e Zagallo.
Foi para o futebol nordestino em 1971, para jogar no time do Fortaleza Esporte Clube. No ano seguinte, no entanto, acertou sua transferência para o maior rival do tricolor, o Ceará, clube no qual permaneceu como atleta até 1976.
Mesmo deixando os gramados, Dimas seguiu trabalhando no Vozão, atuando nas mais diversas funções. Treinou interinamente o time principal em 1994, 1996, 2007 e 2010, até a sua efetivação.
Deixou o comando do clube no início de 2011, mas retornou ao cargo em outubro da mesma temporada, após passagens de Vágner Mancini e Estevam Soares pelo time nordestino.
Por conta de sua lealdade ao Ceará, Dimas é conhecido no clube como "Soldado Alvinegro".
Foto: Arquivo Ceará Sporting Club
Saudade: Há 11 anos morria Radar, que jogou na Lusa e no Flamengo
O ex-centroavante, em destaque na foto do Rubro-Negro de 1978. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Há 44 anos, em Tóquio, o Flamengo faturava o Mundial de Clubes
Nunes foi a estrela da partida diante do Liverpool. Foto: site oficial da CBFSaudade: Há 45 anos morria Adilson Miranda, ex-Corinthians e campeão brasileiro com o Inter em 79
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em sua primeira vitória como piloto da Ferrari
F1: Verstappen faz sua parte e garante a pole para o GP de Abu Dhabi. Norris é o segundo do grid
Achados & Perdidos: Relembre de Beto Fuscão, ex-zagueiro que nos deixava há três anos
Achados & Perdidos: Parque São Jorge, primeiro estádio corintiano, teve recorde de público em jogo com Pelé em campo
Após grande passo para evitar o rebaixamento, Santos recebe reservas do Cruzeiro pela última rodada do Brasileiro
Achados & Perdidos: De virada, Cruzeiro derrotava o Santos e conquistava a Taça Brasil há 59 anos
Olhos no retrovisor: Em 1982, no Canadá, momento pugilismo entre dois pilotos brasileiros
F1: Cauteloso, Norris assegura terceiro lugar em Abu Dhabi e conquista o título da temporada
Saudade: Há cinco anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio