por Tufano Silva
Dimas Filgueiras Filho, popularmente conhecido como Dimas Filgueiras, ex-lateral-esquerdo e zagueiro do Botafogo, Fortaleza e Ceará, morreu no dia 22 de dezembro de 2023, aos 79 anos de idade.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1944, Dimas iniciou sua carreira no brilhante e vitorioso Botafogo da década de 60, tendo a oportunidade de atuar ao lado de nomes como Garrincha, Nilton Santos e Zagallo.
Foi para o futebol nordestino em 1971, para jogar no time do Fortaleza Esporte Clube. No ano seguinte, no entanto, acertou sua transferência para o maior rival do tricolor, o Ceará, clube no qual permaneceu como atleta até 1976.
Mesmo deixando os gramados, Dimas seguiu trabalhando no Vozão, atuando nas mais diversas funções. Treinou interinamente o time principal em 1994, 1996, 2007 e 2010, até a sua efetivação.
Deixou o comando do clube no início de 2011, mas retornou ao cargo em outubro da mesma temporada, após passagens de Vágner Mancini e Estevam Soares pelo time nordestino.
Por conta de sua lealdade ao Ceará, Dimas é conhecido no clube como "Soldado Alvinegro".
Foto: Arquivo Ceará Sporting Club
Com Neymar, Ancelotti convoca seus 26 jogadores para a Copa do Mundo
Treinador da seleção divulgou os escolhidos. Foto: Reprodução/CBFTVSaudade: Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, Domingos da Guia nos deixava há 26 anos
Elegante fora de campo e clássico dentro dele. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Última edição do Rio-São Paulo era vencida pelo Corinthians há 24 anos
Olhos no retrovisor: Um show de Senna pilotando Mercedes-Benz há 42 anos
Celso Unzelte apresenta seu novo livro na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Achados & Perdidos: Vídeo raro de Pelé e Milton Neves em uma ação publicitária na praia
Olhos no retrovisor: Há 76 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
Saudade: Didi, o 'Folha Seca' nos deixava há 25 anos
Achados & Perdidos: Há 66 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians joga por vaga nas oitavas da Copa do Brasil
Saudade: Roberto Batata, ex-ponta do Cruzeiro, morria há 50 anos
Oséas, 55 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra