por Marcos Júnior Micheletti
Paulo de Melo Gomes, o Paulão, primeiro campeão da Stock Car, em 1979, conquistou mais três títulos pela categoria: em 1983, 1984 e 1995.
Na Stock, Paulo Gomes conquistou 40 vitórias e 24 poles, tendo disputado 247 GPs, entre 1979 e 2004 (números obtidos no Guia Shell Stock Car, de Milton Alves), período em que rivalizou com Ingo Hoffmann e Chico Serra, entre outros.
Aliás, em termos de Stock Car, apenas dois pilotos conquistaram mais títulos que o tetracampeão Paulão: Ingo Hoffmann (12) e Cacá Bueno (5).
Natural da cidade mineira de Patos de Minas, onde nasceu em 14 de abril de 1948, Paulo Gomes mudou-se com a família para Ribeirão Preto (SP) aos 7 anos de idade, cidade em que reside até hoje.
Antes, porém, morou em Santa Cruz do Sul-RS, onde acompanhava junto a seu pai as corridas de carreteiras na cidade gaúcha, seu primeiro contato com o mundo do automobilismo, intensificado em Ribeirão Preto com a inauguração do kartódromo da cidade do interior paulista, em 1955, ano em que chegou à Ribeirão.
CARROS DE TURISMO
Paulo Gomes teve alguns feitos notórios antes dos triunfos obtidos na Stock Car, um deles em 1970, quando disputou as 1000 MIlhas Brasileiras com um Puma usado, em parceria com um amigo. A dupla fez uma corrida fantástica em Interlagos terminando a prova na sexta colocação geral.
Em 1978, já bem estabelecido no automobilismo brasileiro, Paulão formou o trio ao lado Alfredo Guaraná Menezes e Marinho Amaral na disputa das 24 Horas de Le Mans, terminando em sétimo lugar na classificação geral e em segundo pelo Grupo 5, com um Porsche 935/77.
Reeditando o sucesso do pai nas pistas, o filho Marcos Gomes foi campeão da Stock Car em 2015. Outro filho de Paulão, Pedro Gomes, também competiu na Stock e na Fórmula Truck, entre outras categorias.
Saudade: Há seis anos morria Adalberto, goleiro que marcou época no Botafogo-RJ
Ele jogou no time carioca entre 1957 a 1962. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: O dia em que Chico Anysio recebeu uma linda homenagem do Palmeiras
Saudade: Há quatro anos morria Dufrayer, revelado pela base do Fluminense
Parabéns, Zenon! Meia que brilhou no Guarani e no Corinthians completa 71 anos
Olhos no retrovisor: Pane na Ferrari impediu primeira vitória de Leclerc na F1, há seis anos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de jogadores que brilharam pela Portuguesa de Desportos
O ex-árbitro Emídio Marques de Mesquita é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Depois de estrear perdendo no Brasileiro, Galo tem desafio da altitude pela Sul-Americana contra o Cienciano; as formações
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Carapicuibano
'Suzuka é um circuito em que eu sempre quis correr', diz Gabriel Bortoleto
Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...