Copa das Confederações de 2001

A França conquista o Extremo Oriente
por Túlio Nassif
A Copa das Confederações de 2001 foi a quinta edição do torneio. Desta vez, em solo oriental (Coreia/Japão), a França conquistou seu primeiro título, em uma época de ouro de sua seleção. E a partir deste ano, a Fifa decidira que esta competição seria uma espécie de evento-teste para a Copa do Mundo, onde a mesma seria disputada no ano seguinte. As cidades-sede foram Daegu, Suwon e Ulsan na Coreia do Sul e Ibaraki, Niigata e Yokohama no Japão. A competição se iniciou no dia 30 de maio e terminou no dia 10 de junho.
Os participantes desta edição foram: Austrália (campeã da Copa das Nações da OFC de 2000), Brasil (campeão da Copa América de 1999), Camarões (campeão da Copa das Nações Africanas de 2000), Canadá (campeão da Copa Ouro da CONCACAF 2000), França (campeã da Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa de 2000), Japão (país-sede da Copa do Mundo de 2002 e campeão Copa da Ásia de 2000), México (campeão da Copa das Confederações de 1999) e Coreia do Sul (país-sede da Copa do Mundo de 2002).
Apesar do domínio francês, os artilheiros foram muitos. Shaun Murphy (Áustria), Patrick Vieira (França), Robert Pires (França), Eric Carrière (França), Sylvain Wiltord (França), Takayuki Suzuki (Japão) e Sun Hong Hwang (Coreia). Com dois gols cada, eles dividiram os tentos anotados.
A competição esteve repleta de seleções de qualidade. Austrália e Japão, por exemplo, fizeram bonito e asseguraram as medalhas de bronze e prata respectivamente.
O time da França campeão contava com os seguintes jogadores: Ulrich Rame, Bixente Lizarazu, Patrick Vieira, Youri Djorkaeff, Robert Pires, Marcel Desailly, Nicolas Anelka, Sylvain Wiltord, Steve Marlet, Frank Leboeuf, Christian Karembeu, Willy Sagnol, Nicolas Gillet, Eric Carriere, Gregory Coupet, Mikael Silvestre, Frederic Nee, Jeremie Brechet, Olivier Dacourt, Zoumana Camara, Christophe Dugarry, Laurent Robert, Mickael Landreau e o técnico Roger Lemerre.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES