Fundado em 29 de dezembro 1900, o Club Athletico Paulistano foi o clube mais vezes campeão paulista de futebol na era do amadorismo, que perdurou entre 1902 e 1933. Desde 1905, quando levantou sua primeira taça, até 1929, quando abandonou as competições por decisão da diretoria que discordava do profissionalismo cada vez mais evidente, levantou 11 taças em 28 possíveis (1905, 1908, 1913, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929). Ficaram as lembranças de craques como Arthur Friedenreich, várias vezes campeão nos anos 10 e 20 do século passado e seis vezes artilheiro do Paulistão, Filó, que anos disputou a Copa do Mundo de 1934 pela seleção da Itália, Mario e Rubens Salles.
Quis o destino que os três primeiros anos do clube no Campeonato Paulista fossem de derrotas sempre na decisão para o São Paulo Athletic, de Charles Miller. No entanto, a partir da primeira conquista, iniciou uma série incrível de proezas que culminou com o tetracampeonato entre 1916 e 1919, feito até hoje não igualado.
Foi também o clube do Jardim América o primeiro do Brasil a realizar uma excursão pela Europa, em 1925. Em 10 jogos na França, Suíça e Portugal, venceu nove e perdeu apenas um.
O clube nasceu da abnegação de Renato Miranda, Olavo de Barros e Sílvio Penteado, que se reuniram na rua São Bento, no centro de São Paulo, para fundar uma equipe que representasse a cidade. Hoje, mantém uma belíssima sede em uma das regiões mais caras da capital paulista, onde se praticam todos os esportes, inclusive o futebol.
Por Marcelo Rozenberg
Parabéns! Nome histórico do basquete brasileiro, Antônio Carlos Barbosa completa 80 anos
Na ativa, treinador teve várias passagens pela Seleção BrasileiraAchados & Perdidos: Evento em Portugal com a participação de Milton Neves em 2018
Muito desfalcado, Corinthians busca recuperação na Sul-Americana diante do América de Cali; as equipes
Nelinho x Manga: o lance espetacular na decisão do Campeonato Brasileiro de 75
Morre Manga, ex-goleiro do Botafogo e Inter, um dos maiores do futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Manga, que nos deixou hoje, em um momento de garoto-propaganda para Catuase
Depois de estrear vencendo pela Libertadores, Palmeiras encara o Cerro Porteño; as formações
Saudade: Há um ano morria Terto, ex-ponta do São Paulo
F1: No conhecido traçado do Bahrein, Bortoleto fala em 'forçar mais'
O narrador José Maia é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Marcos Falopa faz evento de lançamento do seu livro 'O Jeito Brasileiro de Jogar Futebol' na UNESP de Botucatu