O ex-árbitro Cláudio Vinícius Cerdeira nasceu no Rio de Janeiro em 27 de novembro de 1954. Tentou, sem sucesso, seguir a carreira de jogador de futebol antes de aceitar a idéia dos amigos de que tinha perfil para apitar partidas. Começou nos campeonatos amadores de funcionários da Light e, tempos depois, já com 27 anos, concluiu o curso de arbitragem da Federação Carioca de Futebol. Abandonou os gramados aos 45 anos. Cerdeira reside em sua cidade natal e segue trabalhando na Light. Casado, tem dois filhos, o nadador Tales Cerdeira, vascaíno, e a belíssima jornalista flamenguista Bruna Cerdeira.
Tão logo se formou na escola de arbitragem, não demorou para começar a dirigir jogos da primeira divisão do campeonato estadual do Rio. Chegou depois aos quadros da CBF e da FIFA, fato que lhe proporcionou a chance de atuar em jogos decisivos de vários campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, como eliminatórias da Copa do Mundo. Atualmente, mesmo longe dos clássicos do Maracanã, segue acompanhando o futebol como torcedor, atividade que não exerceu durante os 18 anos em que esteve com o apito na boca. O time do coração, no entanto, é um segredo que ele faz questão de guardar.
Por Marcelo Rozenberg
No Dia Internacional da Paz, relembre a bela atitude de Rodrigo Caio 'absolvendo' Jô
O lance na semifinal do Paulistão de 2017. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansDepois de contundente eliminação na Copa do Brasil, Galo recebe o Santos pelo Brasileiro; os times
Saudade: Há cinco anos morria Bira Burro, ídolo do Internacional e do Remo
Uma foto, uma história! Felipão, começando no futebol, com seu Fusquinha em Caxias
Saudade: Dirigente tricolor, Laudo Natel nascia há 105 anos
Achados & Perdidos: A estreia de Biro-Biro pelo Corinthians, há 47 anos
F1: 'Quem sabe, conquistar mais um lugar nos pontos', mira Bortoleto para o GP do Azerbaijão
Pulinho, filho do João do Pulo, participa do Esporte sem Firula, da TV Oeste
Achados & Perdidos: Raríssimo vídeo da preparação da Seleção Brasileira em Caxambu, cidade que completa 124 anos
Neymar critica gramado da Arena MRV: 'Sintético é uma m...'
Grêmio, 122 anos! Relembre a conquista do Mundial de Clubes em 1983