por Rogério Micheletti
Claudinho Macalé, o Cláudio Gonçalves, atacante da Ferroviária, Goiás, Mogi Mirim, Bragantino, Taquaritinga, entre outras equipes nos anos 80 e 90, encerrou a carreira no Bebedouro (SP), em 1993, e hoje vive com Brotas (SP), sua cidade natal, onde é instrutor de futebol.
Nascido no dia 25 de maio de 1962, o ex-jogador é casado, pai de dois filhos (Claudinho e Hellen). Claudinho Macalé dá aulas para mais de 450 alunos de 7 a 16 anos.
Ele começou a carreira na Ferroviária de Araraquara. Lá teve como companheiros de equipe os zagueiros Vica (defendeu o Fluminense), Beto Fuscão (atuou no Palmeiras e Grêmio) e Marco Antônio (jogou no Sport, Corinthians e Palmeiras), o meia Douglas Onça, o centroavante Marcão (jogou no São Paulo), o ponta-esquerda Bozó (campeão brasileiro pelo Guarani), entre outros.
No Goiás, entre 1985 e 1986, Claudinho Macalé foi campeão e vice-campeão estadual. No alviverde goiano jogou também com jogadores conhecidos como Formiga (ex-atacante do Galo e Santos), Uidemar (depois jogaria no Flamengo) e Carlos Alberto Santos (defendeu também o Botafogo).
Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
Ao lado de Túlio, que dividiu com ele a artilharia do campeonato daquele ano. Foto: ReproduçãoSaudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Meia botafoguense 'entortou' Júnior no clássico contra o Flamengo. Foto: ReproduçãoParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
No duelo brasileiro da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras encara o Botafogo; as formações
Parabéns, Ita! Ex-goleiro do Vasco da Gama completa 87 anos
Parabéns, Barthez! O ex-goleiro francês que se tornou piloto de corridas completa 54 anos
Saudade: Há um ano morria Dudu, ex-volante e treinador do Palmeiras
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
F1: Norris aniquila concorrência e crava a pole na Áustria. Bortoleto brilha e larga em 8º
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama