por José Edvaldo Tietz
Célio Nazareno Spadotti, o Celinho, piracicabano, ex-jogador ambidestro que atuou como lateral-direito e lateral-esquerdo, aualmente está aposentado, vivendo com sua família no bairro Paulista, em Piracicaba-SP.
Celinho, que nasceu em 14 de abril de 1947, é casado com Maria Aparecida Spadotti, com quem tem um filho, que também foi jogador, Evandro Bolão (do XV de Piracicaba). O casal tem uma neta, Izabella, filha de Evandro.
Celinho foi lançado no profissional do XV de Piracicaba com apenas 16 anos pelo treinador Ademar Lucazechi, mais conhecido como Dema. Depois seguiu para Ituveravense (onde jogou com o goleiro Tomires).
Um dos precursores da posição de ala, seguiu para o União Barbarense e paralelamente cursou Educação Física. Teve breve passagem pelo Bragantino, onde machucou o joelho, o que obrigou a encerrar a carreira como jogador antes dos 20 anos.
Retornou ao futebol como preparador físico do antigo Vasco de Americana, seguiu como treinador. Comandou ainda equipes como União Agrícola Barbarense, XV de Piracicaba (juniores e profissional), Ituano (técnico da equipe de base quando Juninho Paulista foi revelado), Caxias de Caxias do Sul - RS (como auxiliar do Gilson Kleina na conquista do campeonato estadual), Juventude de Caxias do Sul - RS, Grêmio Barueri (categorias de base), Juventus (7 anos entre base e profissional), Guarani (como auxiliar de Pepe), Ponte Preta (vice-campeão da Copa São Paulo), Irati-PR (permaneceu por 6 anos, chegando até a Diretor das categorias de base), Londrina-PR, Remo-PA, União São João Araras e encerrou carreira no Rio Claro Futebol Clube.
Celinho é casado Maria Aparecida Spadotti, professora que atuou também como coordenadora de ensino do Município de Piracicaba. O casal tem dois filhos, Celso e Evandro (que também foi jogador profissional com passagens pelo XV, Flamengo e futebol coreano e hoje atua em uma montadora automotiva coreana em Piracicaba) e uma neta (filha de Evandro).
ABAIXO, ENTREVISTA DE CELINHO AO JORNALISTA JOSÉ EDVALDO TIETZ, EM 13 DE OUTUBRO DE 2022
Olhos no retrovisor: Há três anos, o grave acidente de Romain Grosjean
Piloto francês saiu de sua Haas com queimaduras nas mãos e pés. Foto: DivulgaçãoCorinthians ou São Paulo, qual é o maior?
Os cavalos sentem frio?
Cavalo e simbologia
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
Dunga revela porque não convocou Ronaldinho Gaúcho: ?Nunca teve uma atitude?
Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?