Hélio Geraldo Caxambu, o grande goleiro Caxambu, com passagens brilhantes por São Paulo e Portuguesa, nasceu em Campinas em 15 de outubro de 1918 e morreu no dia 12 de setembro de 1997, aos 76 anos.
Além das atuações destacadas, revelou-se um homem bastante preocupado com a classe. Tanto que no final da década de 1940, fundou o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, do qual também foi o primeiro presidente. Por conta de sua atuação sindical, enfrentou problemas com cartolas dos clubes, mas jamais esmoreceu.
Costumava dizer que sua iniciativa proporcionou que os atletas de times diferentes tivessem a chance de conversar e discutir problemas comuns, como a falta de pagamento que já naquele tempo existia. Caxambu também foi pintor. Segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa, fez 79 jogos pelo Tricolor com 36 vitórias, sete empates e 36 derrotas.
O inventor da "ponte"
Antigos jornalistas e jogadores garantem que Caxambu foi o primeiro goleiro a fazer "ponte" no futebol. E para Caxambu a verdadeira "ponte" é um pouco diferente daquela que temos idéia hoje em dia. "É na verdade aquela que o goleiro salta e segura a bola com as duas mãos", dizia Caxambu.
São Paulo
Segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa, fez 79 jogos pelo Tricolor com 36 vitórias, sete empates e 36 derrotas.
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Os cavalos sentem frio?
BRASILEIRÃO 2019