por Marcelo Rozenberg
Antônio Carlos Pracidelli, o ex-goleiro do Juventus e Atlético-PR, é um conceituado preparador de goleiros. No dia 19 de setembro de 2012 foi demitido do Palmeiras, como consequencia da contratação do técnico Gilson Kleina para o lugar de Felipão. Em 18 de novembro do mesmo ano o time somava 9 vitórias, 7 empates e 20 derrotas no campeonato e foi rebaixado pela segunda vez para a série B.
Nasceu em São Paulo no dia 03 de março de 1957 e começou a jogar no Nacional de São Paulo em 1970. Na sequência, defendeu XV de Jaú, Juventus, Atlético Paranaense, Pinheiros, Londrina e Santo André.
Teve três momentos marcantes. Foi campeão da Taça de Prata de 1983 pelo Juventus, campeão paranaense pelo Atlético Paranaense, em 1988, e foi decisivo na campanha que trouxe o Santo André de volta à Série A do Campeonato Paulista.
Encerrou a carreira quando foi convidado por Nelsinho Baptista, então treinador do Palmeiras, para ser preparador de goleiros da equipe. Permaneceu no Parque Antártica de 1993 a 2001.
Carlos Pracidelli foi o preparador de goleiros do Brasil na Copa de 2002, vencida pelo time comandado por Felipão.
Passou por outros clubes até retornar ao Palestra em 2007. No ano seguinte, se transferiu para o todo-poderoso Chelsea, de Luiz Felipe Scolari, trocando a residência de São Paulo para Londres. Em 2010, a dupla voltou para o Palmeiras.
Pracidelli acompanhou Felipão na disputa da Copa das Confederações, em 2013, e fez parte da Comissão Técnica campeã do torneio, porém, o rendimento da Seleção Brasileira não foi o mesmo na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, e ambos deixaram o cargo em 14 de julho, após a humilhante derrota para a Alemanha, por 7 a 1 na semifinal, e o seguido tropeço diante da Holanda, por 3 a 0, na disputa do terceiro lugar.
City tentará a contratação de Pogba
Volante é visto como sucessor de Yaya TouréF1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann