Foi na quarta edição da Copa do Brasil que o Sport Club Internacional conquistou até hoje o seu único título do torneio, há exatos 33 anos, na decisão disputada no Beira-Rio.
Depois do Fluminense vencer o primeiro jogo da decisão por 2 a 1 nas Laranjeiras, o Inter precisava de uma vitória por um gol para levantar a taça, pois naquela época havia o critério do gol marcado fora de casa. O empate daria o título ao Flu.
E o gol do título colorado aconteceu no final da partida, a dois minutos do encerramento, com o zagueiro Célio Silva, convertendo penalidade máxima bastante contestada pelos tricolores.
Pinga sofreu o pênalti, marcado pelo já falecido árbitro José Aparecido de Oliveira (1952-2023).
O próprio Pinga, anos depois, confessou que cavou a infração.
Antônio Lopes era o técnico do Inter e Sérgio Cosme comandava o Tricolor.
ABAIXO, LANCES DE INTERNACIONAL 1 X 0 FLUMINENSE, EM 13 DE DEZEMBRO DE 1992, DO CANAL HILHOTA - FUTEBOL ANTIGO
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
DECISÃO DA COPA DO BRASIL DE 1992
INTERNACIONAL 1 X 0 FLUMINENSE (JOGO DA VOLTA)
Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 46 anos
13/01/2026Achados & Perdidos: Em filme de 1986, Pelé contracenando com o aniversariante Renato Aragão
13/01/2026Achados & Perdidos: Milton Neves na APAS/2014, no Expo Center Norte
13/01/2026Rei: em novo livro, PVC detalha por que Pelé é incomparável
13/01/2026Copinha e Paulistão serão os temas centrais da live de Marcos Falopa com o jornalista Amilton Franco
13/01/2026