Carlito Macedo

Preparador físico

Por João Antonio de Carvalho

Francisco Carlos Macedo, o preparador físico Carlito Macedo, nasceu em Belém, no Pará, em 15 de fevereiro de 1960 e construiu uma sólida carreira no futebol brasileiro e também no exterior.

Ele começou a trabalhar nas categorias de base do Santos, em 1982 e ficou lá até 87. Depois de passagens por Figueirense, Paulista, Londrina e Inter de Limeira teve sua primeira experiência internacional, no Shimizu, do Japão, em 1989.

Depois de outra rápida passagem pelo Santos, trabalhou na Portuguesa Santista e foi para o Al Rayyan, do Qatar. Volto ao Brasil e esteve na comissão técnico do Santos vice-campeão brasileiro de 1995, aquele da famosa final contra o Botafogo, no Pacaembu.

Em 1998, quando estava novamente na Portuguesa Santista iniciou uma grande amizade com Muricy Ramalho e com ele passou pelo Shangai Shanhua, da China e pelo Náutico.

Em 2001 formou uma parceria com Sebastião Lazaroni, técnico da seleção brasileira na Copa de 1990. Eles trabalharam juntos no Yokohama Marinos, do Japão, no Al Arabi, do Kweit, no Juventude de Caxias, no Trabzonspor, da Turquia, no Marítimo, de Portugal, no Qatar SC e até na seleção do Qatar, entre 2012 a 2014.

Nesse meio ainda teve uma nova passagem com Muricy Ramalho no São Caetano, em 2004, que foi campeão paulista, e trabalhou novamente com o treinador no Flamengo, em 2016, quando Muricy se afastou por motivos de doença e foi substituído por Zé Ricardo.

Na sua quarta passagem pelo Santos, em 2015, formou a comissão técnica com Marcelo Fernandes, Serginho Chulapa e Arzul, e ganhou o Paulistão daquele ano.

Além desses títulos, foi campeão também com o Náutico, com o Shimizu, com o Al Rayyan, com o Shangai, com o Yokohama e com o Marítimo.

Além das longas parcerias com Muricy Ramalho e Sebastião Lazaroni também trabalhou com Ernesto Marques, Claudio Castilho, Bebê Ramos, Cabralzinho, Julio Espinoza, Geninho, Candinho, Oswaldo de Oliveira, Paulo Campos, Marcelo Fernandes, Enderson Moreira e Josué Teixeira.

Ele é casado com Alzira Macedo e tem um filho, Gustavo, que também trabalhou no Santos Futebol Clube.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES