Por João Antonio de Carvalho
Francisco Carlos Macedo, o preparador físico Carlito Macedo, nasceu em Belém, no Pará, em 15 de fevereiro de 1960 e construiu uma sólida carreira no futebol brasileiro e também no exterior.
Ele começou a trabalhar nas categorias de base do Santos, em 1982 e ficou lá até 87. Depois de passagens por Figueirense, Paulista, Londrina e Inter de Limeira teve sua primeira experiência internacional, no Shimizu, do Japão, em 1989.
Depois de outra rápida passagem pelo Santos, trabalhou na Portuguesa Santista e foi para o Al Rayyan, do Qatar. Volto ao Brasil e esteve na comissão técnico do Santos vice-campeão brasileiro de 1995, aquele da famosa final contra o Botafogo, no Pacaembu.
Em 1998, quando estava novamente na Portuguesa Santista iniciou uma grande amizade com Muricy Ramalho e com ele passou pelo Shangai Shanhua, da China e pelo Náutico.
Em 2001 formou uma parceria com Sebastião Lazaroni, técnico da seleção brasileira na Copa de 1990. Eles trabalharam juntos no Yokohama Marinos, do Japão, no Al Arabi, do Kweit, no Juventude de Caxias, no Trabzonspor, da Turquia, no Marítimo, de Portugal, no Qatar SC e até na seleção do Qatar, entre 2012 a 2014.
Nesse meio ainda teve uma nova passagem com Muricy Ramalho no São Caetano, em 2004, que foi campeão paulista, e trabalhou novamente com o treinador no Flamengo, em 2016, quando Muricy se afastou por motivos de doença e foi substituído por Zé Ricardo.
Na sua quarta passagem pelo Santos, em 2015, formou a comissão técnica com Marcelo Fernandes, Serginho Chulapa e Arzul, e ganhou o Paulistão daquele ano.
Além desses títulos, foi campeão também com o Náutico, com o Shimizu, com o Al Rayyan, com o Shangai, com o Yokohama e com o Marítimo.
Além das longas parcerias com Muricy Ramalho e Sebastião Lazaroni também trabalhou com Ernesto Marques, Claudio Castilho, Bebê Ramos, Cabralzinho, Julio Espinoza, Geninho, Candinho, Oswaldo de Oliveira, Paulo Campos, Marcelo Fernandes, Enderson Moreira e Josué Teixeira.
Ele é casado com Alzira Macedo e tem um filho, Gustavo, que também trabalhou no Santos Futebol Clube.
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
Médica desenvolveu um ebook com dicas para os esportistas. Foto: arquivo pessoalParabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Ele marcou o gol na vitória diante do São PauloO dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'
Olhos no retrovisor: Seis pilotos que venceram muitas corridas na Fórmula 1 mas não foram campeões
Maurílio, ex-Palmeiras, hoje treinador, é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Achados & Perdidos: Há 16 anos o Corinthians conquistava seu terceiro e último título na Copa do Brasil
Achados & Perdidos: Relembre de Marlene Matheus, que morreu há seis anos, ao lado de Vicente no 'Cara a Cara'
Estevão: um olhar britânico. Por Ricardo Setyon
Parabéns, goleador! Veja gols do aniversariante Cláudio Adão, que completa 70 anos
Olhos no retrovisor: Relembre as 11 dobradinhas de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Achados & Perdidos: António Oliveira deixava o comando técnico do Corinthians há um ano