O Campeonato Brasileiro de 1972 foi disputado entre 9 de setembro e 23 de dezembro e contou com a participação de 26 clubes. Foi a primeira grande alteração no modelo da competição, que vinha sendo semelhante desde 1967, quando iniciou como Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
A política cada vez mais marca presença no futebol e o governo militar tem grande participação no aumento de seis equipes, com a inclusão de mais cinco estados, Amazonas (Nacional), Pará (Remo), Alagoas (CRB), Sergipe (Sergipe) e Rio Grande do Norte (ABC), além de mais um representante baiano.
Os 26 clubes foram divididos em quatro grupos, sendo dois de seis equipes e mais dois com sete times, se classificando os quatro primeiros de cada grupo para a segunda fase. O Remo, com 25 pontos, ficou fora da segunda etapa, já que terminou em quinto lugar em seu grupo, mesmo com mais pontos que o Santa Cruz, que foi o quarto em seu grupo com 23.
Nessa etapa os 16 times foram novamente divididos em quatro grupos e os primeiros de cada chave foram para as semifinais, em jogo único, e os vencedores para a decisão, também em jogo isolado.
Em uma das semifinais, o Palmeiras, no Pacaembu, se classificou com um empate de 1 a 1 com o Internacional, levando a vantagem por ter a melhor campanha da competição. Na outra o Botafogo venceu o Corinthians, de virada, por 2 a 1, no Maracanã, e também se garantiu.
O jogo final aconteceu no Morumbi, dia 23 de dezembro de 1972, e o Palmeiras conquistou o título, ao empatar em 0 a 0 e ser beneficiado novamente pela melhor campanha, tendo conseguido 42 pontos contra 33 do time carioca em todo o campeonato.
Os artilheiros foram Dario, do Atlético Mineiro, e Pedro Rocha, do São Paulo, ambos com 17 gols, seguidos Zé Roberto, do Coritiba, com 16 gols, Leivinha, do Palmeiras, com 15, e Campos, do Nacional de Manaus, com 14.
Um dos destaques dessa edição foi a goleada que o Botafogo aplicou no Flamengo, por 6 a 0, no dia 15 de novembro, dia do aniversário do time rubro-negro. Os gols foram de Jairzinho, que fez três, sendo um deles de calcanhar, Fischer, que fez dois, e Ferreti.
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoCampeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: A vida simples de Pelé na Pensão do Raimundo, em Santos
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello