por Marcelo Rozenberg e Marcos Júnior Micheletti
Marcelo Ribeiro, conhecido no meio do futebol como Bujica, foi um bom atacante que nasceu em Cachoeiro do Itapemirim (ES) em 21 de novembro de 1969. Atualmente é professor de educação física e reside no Rio de Janeiro.
Seu nome ganhou repercussão no Flamengo, onde foi revelado e atuou por 45 jogos, entre 1989 e 1990, segundo o Almanaque do Flamengo de Clóvis Martins e Roberto Assaf (conquistou 25 vitórias, 10 empates e perdeu 10 partidas).
Defendeu também Botafogo, Estrela do Espírito Santo, América (RJ), Fortaleza, Inter de Limeira, Operário (MT), Bahia, Alianza Lima (PER), LDU (EQU) e Alegrense (ES), entre outros. Encerrou sua carreira em 2004, pelo Estrela do Norte (ES).
Em 2009, aos 40 anos, iniciou sua carreira de treinador profissional de futebol como auxiliar técnico da equipe do Rio Branco, na capital acreana.
Seu momento mais importante na carreira aconteceu em 05 de novembro de 1989, quando marcou os dois gols da vitória do Flamengo sobre o Vasco por 2 a 0, confronto válido pelo Campeonato Brasileiro, que marcou a estreia de Bebeto pelo Vasco, justamente contra seu ex-clube. No entanto, apesar dos holofotes estarem voltados para Bebeto, e também Zico, estrela do Mengo, quem brilhou mesmo foi Bujica.
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019