por Marcelo Rozenberg e Marcos Júnior Micheletti
Marcelo Ribeiro, conhecido no meio do futebol como Bujica, foi um bom atacante que nasceu em Cachoeiro do Itapemirim (ES) em 21 de novembro de 1969. Atualmente é professor de educação física e reside no Rio de Janeiro.
Seu nome ganhou repercussão no Flamengo, onde foi revelado e atuou por 45 jogos, entre 1989 e 1990, segundo o Almanaque do Flamengo de Clóvis Martins e Roberto Assaf (conquistou 25 vitórias, 10 empates e perdeu 10 partidas).
Defendeu também Botafogo, Estrela do Espírito Santo, América (RJ), Fortaleza, Inter de Limeira, Operário (MT), Bahia, Alianza Lima (PER), LDU (EQU) e Alegrense (ES), entre outros. Encerrou sua carreira em 2004, pelo Estrela do Norte (ES).
Em 2009, aos 40 anos, iniciou sua carreira de treinador profissional de futebol como auxiliar técnico da equipe do Rio Branco, na capital acreana.
Seu momento mais importante na carreira aconteceu em 05 de novembro de 1989, quando marcou os dois gols da vitória do Flamengo sobre o Vasco por 2 a 0, confronto válido pelo Campeonato Brasileiro, que marcou a estreia de Bebeto pelo Vasco, justamente contra seu ex-clube. No entanto, apesar dos holofotes estarem voltados para Bebeto, e também Zico, estrela do Mengo, quem brilhou mesmo foi Bujica.
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Milton Neves, Geraldo Alckmin e familiares do saudoso atleta. Foto: Fabrício AlmeidaOlhos no retrovisor: McLaren azul foi estratégia da equipe em época de 'vacas magras'
James Hunt durante o GP dos Estados Unidos de 1978, em Watkins Glen. Foto: DivulgaçãoCraque da camisa 5: Um dos grandes volantes brasileiros, Carbone completaria 79 anos
Saudade: Cejas, um dos melhores goleiros da história do Santos completaria 80 anos
Uma foto, uma história! A família Coimbra no alpendre da casa em Quintino
Piastri brilha na classificação em Xangai e conquista sua primeira pole na F1
F1: Piastri vence o GP da China e acirra disputa por primazia na McLaren
Achados & Perdidos: Evento em Portugal com a participação de Milton Neves em 2018
Achados & Perdidos: Os 50 anos da excursão invicta do Internacional pela Europa
Achados & Perdidos: Evaristo de Macedo, cinco gols pelo Brasil, um recorde há 68 anos
Seleção Brasileira: Há um ano começava a "Era Dorival". Endrick marcou o gol da vitória contra a Inglaterra
Com boa vantagem, Bahia enfrenta o Vitória na decisão do Campeonato Baiano; as formações