Breno

Ex-zagueiro do São Paulo e Bayern de Munique
por Túlio Nassif
 
Breno Vinícius Rodrigues Borges nasceu no dia 13 de outubro de 1989 na cidade de Cruzeiro (SP).
 
Atualmente é jogador do Vasco da Gama.
 
Breno foi preso na Alemanha em 24 de setembro de 2011, preventivamente, acusado de incendiar sua própria casa. No final do texto, mais informações. 
 
É casado com dona Renata e pai de dois meninos e uma menina.

Carreira
 
Foi revelado nas categorias de base do São Paulo, pelo ex-jogador Zé Sérgio e rapidamente chegou aos profissionais, logo após se destacar na Copa São Paulo pelo time júnior em 2007, onde foi vice-campeão.
 
Na equipe profissional, em seu primeiro ano, ganhou a confiança do então técnico Muricy Ramalho e a titularidade. Resultado: sagrou-se campeão brasileiro daquele ano e foi eleito o melhor zagueiro da competição.
Ainda em 2007, o Bayern de Munique contratou o jovem zagueiro são-paulino, por 12 milhões de euros.
 
Foi convocado para a Seleção Brasileira no dia 22 de janeiro de 2008, para um amistoso contra a Seleção Irlandesa. Pouco tempo depois, foi convocado para disputar as Olimpíadas de Pequim, onde conquistou a medalha de bronze.
 
Após o término dos Jogos Olímpicos, Breno perdeu espaço na equipe, mas a chegada do treinador Louis van Gaal também foi crucial para o zagueiro esquentar o banco de reservas.
Breno foi disputado durante o mês de dezembro de 2009 por equipes brasileiras para sua volta por empréstimo, porém, a diretoria do clube acabou emprestando-o ao Nuremberg, em 2011, para ganhar mais experiência atuando na Alemanha.
 
Chegou a seu novo clube como titular, mas após alguns meses  sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito e acabou sendo devolvido ao Bayern em 2012, para um processo de recuperação.
 
No dia 20 de setembro de 2011, a casa de Breno em Munique foi encontrada completamente queimada. A causa do acidente, no ato, não ficou totalmente esclarecida, já que o jogador estava sozinho em casa, ficou levemente ferido em sua fuga e correu para o hospital. Por suspeita de fogo posto na casa, Breno foi levado preso preventivamente pela Procuradoria Estadual de Munique em 24 de setembro de 2011.
 
Em 4 de julho de 2012, o Tribunal Regional de Munique condenou Breno a três anos e nove meses de prisão. O brasileiro foi considerado culpado de incêndio grave, e o Tribunal não viu circunstâncias atenuantes suficientes para uma pena suspensa.
 
O contrato de Breno com Bayern era até o final de 2012, mas fora rescindido. Então, o São Paulo, firmou um contrato com o atleta. Ele permaneceu no Tricolor entr 2015 e 2017, quando transferiu-se para o Vasco, primeiramente por empréstimo e depois em definitivo. 
ver mais notícias
São Paulo
Campeonato Brasileiro: 2007

Bayern de Munique:
Copa da Alemanha: 2007-08 e 2009-10
Campeonato Alemão: 2007-08, 2009-10

Individuais:
Revelação do Campeonato Brasileiro: 2007
Melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro: 2007
Bola de Prata: 2007
Seleção do Campeonato Brasileiro: 2007

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES