por Marcelo Rozenberg
João Carlos da Silva, o ex-meia Balduino, foi o jogador que mais disputou o clássico Avaí e Figueirense, o maior de Santa Catarina: 75 vezes, vestindo as duas camisas. Nascido em Florianópolis no dia 30 de agosto de 1952, começou nas categorias de base do Figueirense em 1967.
Passou depois por Tamandaré (clube já extinto de SC), Avaí, Joinville, Grêmio e Figueirense de novo em vários outros momentos da carreira, que encerrou em 1984. Neste ano, já dava aulas de futebol dentro do curso de Educação Física na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Atualmente aposentado como professor, mora na ilha onde nasceu e é comentarista esportivo da TV Record e rádio Guarujá. Casado, tem dois filhos e um neto.
O apelido originou-se de seu pai, João Balduino da Silva, que gostava de uma pelada nos finais de semana. "Meu pai me levava junto aos campos de várzea e muitas vezes me colocava para jogar. Foi assim que passei a ser conhecido como o filho do Balduino e, tempos depois, apenas como Balduino?.
Uma passagem curiosa aconteceu quando estava no Figueirense em 1972. "Por eu ter apenas 1m60 de altura, não quiseram me aproveitar. Sorte que existia no clube um diretor chamado Luiz Carlos Bezerra, fã do meu futebol desde as categorias de base e que não queria me ver encostado. Ele rasgou meu contrato de gaveta, me liberou para defender o Avaí e prometeu me recontratar quando fosse presidente do clube, o que de fato ocorreu em 1979".
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o icônico carro que marcou gerações
Pelé, bastante feliz a bordo de seu Fusquinha 1200. Foto: ReproduçãoO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Uberlândia
Evento aconteceu em julho de 2011Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 46 anos
Copinha e Paulistão serão os temas centrais da live de Marcos Falopa com o jornalista Amilton Franco
Achados & Perdidos: Em filme de 1986, Pelé contracenando com o aniversariante Renato Aragão
Parabéns, Gilmar Rinaldi! Goleiro que sempre jogou em grandes clubes brasileiros, completa 67 anos!
Hoje é o dia do Treinador de Futebol: Relembre o icônico programa SuperTécnico, da Band
Em vídeo, 'Antes e Depois' de pontas que brilharam por Galo e Cruzeiro!
Após estrear no Paulista com vitória sobre a Lusa, Palmeiras recebe o empolgado Santos; os times
Achados & Perdidos: Saiba como foi a bela homenagem de Fiori Gigliotti a Milton Neves em 2004
Saudade: Há três anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Rei: em novo livro, PVC detalha por que Pelé é incomparável