Fundada em 09 de novembro de 1902, a Associação Atlética das Palmeiras foi uma das mais tradicionais equipes de futebol paulista no início do século XX. Utilizava camisa branca com uma listra horizontal preta, calção branco e meias brancas. Conquistou três títulos paulistas, em 1909, 1910 e 1915, além de três Torneios Início, em 1922, 1923 e 1925. No entanto, no final da década de 1920, entrou em processo de decadência, o que fez com que vários de seus nomes principais se unissem a outros do Clube Atlético Paulistano, fusão que tempos depois deu origem ao São Paulo Futebol Clube.
O time jogava inicialmente em um estádio localizado na avenida Angélica. Entrou na Liga Paulista de Futebol em 1906, após vencer o Internacional de Santos, que também pleiteava a vaga, por 4 a 0. Passou então a atuar em um campo na Chácara da Floresta, nas proximidades do local onde hoje está situado o Clube de Regatas Tietê.
Mesmo extinto, o clube deixou um legado importante ao futebol brasileiro. Segundo alguns historiadores, quando o então Palestra Itália se viu obrigado a mudar de nome durante a 2ª Guerra Mundial, decidiu-se homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, com quem sempre manteve cordiais relações. Daí surgiu a gloriosa Sociedade Palmeiras.
Por Marcelo Rozenberg
Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Emissora retoma a parceria com a principal categoria do automobilismo mundialSaudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos
Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
F1: Verstappen contraria a lógica, coloca rivais no bolso e larga na pole do GP da Grã-Bretanha
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão