Fundada em 09 de novembro de 1902, a Associação Atlética das Palmeiras foi uma das mais tradicionais equipes de futebol paulista no início do século XX. Utilizava camisa branca com uma listra horizontal preta, calção branco e meias brancas. Conquistou três títulos paulistas, em 1909, 1910 e 1915, além de três Torneios Início, em 1922, 1923 e 1925. No entanto, no final da década de 1920, entrou em processo de decadência, o que fez com que vários de seus nomes principais se unissem a outros do Clube Atlético Paulistano, fusão que tempos depois deu origem ao São Paulo Futebol Clube.
O time jogava inicialmente em um estádio localizado na avenida Angélica. Entrou na Liga Paulista de Futebol em 1906, após vencer o Internacional de Santos, que também pleiteava a vaga, por 4 a 0. Passou então a atuar em um campo na Chácara da Floresta, nas proximidades do local onde hoje está situado o Clube de Regatas Tietê.
Mesmo extinto, o clube deixou um legado importante ao futebol brasileiro. Segundo alguns historiadores, quando o então Palestra Itália se viu obrigado a mudar de nome durante a 2ª Guerra Mundial, decidiu-se homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, com quem sempre manteve cordiais relações. Daí surgiu a gloriosa Sociedade Palmeiras.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Há quatro anos morria Fernando Vannucci, do bordão 'Alô, você!'
Ele estava com 69 anos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoApós garantir acesso, o campeão Santos recebe o CRB em seu penúltimo jogo pela Série B; as equipes
Achados & Perdidos: O único jogo em que Mané Garrincha atuou pelo Vasco da Gama
Achados & Perdidos: Relembre do ex-volante Zequinha, que completaria 90 anos hoje
Em vídeo, 'Antes e Depois' de goleiros que foram campeões mundiais com suas seleções!
Saudade: Há 18 anos morria Puskás, brilhante centroavante húngaro
Saudade: Há cinco anos morria o piloto Tuka Rocha, após acidente aéreo
Achados & Perdidos: Contra o Vasco, há 55 anos, Pelé marcava seu milésimo gol
Achados & Perdidos: Coincidência na vitória do Corinthians sobre o Botafogo-RP há 45 anos
Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
Saudade: Há três anos morria Pacoti, ex-centroavante do Vasco