Assis

Ex-meia do Grêmio
por Rogério Micheletti
 
Edu Coimbra e Zico, Sócrates e Raí, Frank e Ronald de Boer são alguns exemplos de irmãos que deram certo no futebol. Assim como Roberto e Ronaldo, ou melhor, Assis e Ronaldinho Gaúcho.
 
Embora não tenha se tornado um grande ídolo no futebol brasileiro, o irmão mais velho de Ronaldinho, Roberto de Assis Moreira, o Assis, foi um jogador diferenciado.

Canhotinho de muita habilidade, alguns chegaram a compará-lo, no início de carreira, como Diego Maradona. O Grêmio sabia do potencial do jogador, mas, mesmo assim, não segurou por muito tempo o jogador no Olímpico. Na época, ele era ainda uma grande promessa na equipe que tinha Cuca, Kita, Paulo Egídio, entre outros.

Depois de ser tricampeão gaúcho pelo Tricolor (1988,89 e 90) e da Copa do Brasil (1989), o meia-esquerda deixou o Grêmio para tentar a sorte no Sion, da Suíça. A vida na Europa não foi fácil. Além da adaptação ser muito difícil, Assis não estava em uma grande vitrine do futebol europeu, o que dificultou bastante sua carreira.

O próprio Assis costuma dizer que tinha tanto talento quanto Ronaldinho Gaúcho, mas que cometeu um erro ao jogar no futebol suíço. Lá, ele perdeu em visibilidade. No entanto, o ex-jogador explica que apreendeu muito no campo financeiro. Por isso, costuma dar dicas de aplicações ao irmão mais novo. "Mesmo assim, eu não posso reclamar tanto. Teve aspectos positivos ter jogado na Suíça. Além disso, a negociação foi boa financeiramente para o Grêmio e para mim", conta.

Apesar das dificuldades, o talentoso meia conquistou alguns títulos pelo Sion. Ele ajudou sua equipe a vencer a Copa da Suíça em 95 e depois em 97, quando tinha voltado de empréstimos ao Sporting (Lisboa), Vasco da Gama e Fluminense.

Em Portugal, Assis também foi campeão. Ele fez parte da equipe do Sporting vencedora da Super-Taça de Portugal. Na época, o polêmico meia teve desentendimento com o técnico Carlos Queiroz, o que provocou sua saída.

Assis também teve passagens discretas pelo Estrela Amadora/Portugal, em 98, Consadole Sapporo, em 99, Universidade Autônoma de Guadalajara, em 2000, Corinthians, em 2000, antes de encerrar a carreira e virar empresário.

Além dos interesses de Ronaldinho Gaúcho, Assis, que nasceu em Porto Alegre no dia 10 de janeiro de 1971, empresaria outros jogadores, entre eles o ex-atacante gremista Rodrigo Gral, que jogou também na seleção de juniores, no Flamengo e no Sport.

Em 17 de abril de 2012 foi condenado à prisão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A razão para sentença de cinco anos e cinco meses se deve à acusação de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, ocorridas em 2003 e 2004, cabendo ao ex-jogador recorrer da decisão.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    39
  • 2 San
    37
  • 3 Pal
    36
  • 4 Cor
    32
  • 5 São
    31
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES