Antonio Costella

Jornalista, advogado, professor e museólogo

por Marcos Júnior Micheletti

Antonio Fernando Costella, advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP e jornalista, foi professor universitário na Universidade de São Paulo nos cursos de Jornalismo e Direito, da Faculdade Cásper Líbero e outras instituições de ensino, inclusive fora do Brasil, como a Escola Superior de Jornalismo do Porto em Portugal. Também foi Procurador da Prefeitura de São Paulo, atividade que abandonou para dedicar-se com afinco e primor aos livros e artes plásticas, em especial à xilogravura.

Um dos mais queridos mestres de Milton Neves no curso de jornalismo do Objetivo, ministrou aulas da disciplina "Legislação dos Meios de Comunicação".

"Na época em que dei aula ao Milton, no Objetivo, ele já era repórter e mostrava muito interesse por todos os assuntos. Se não estiver enganado, ele dizia que queria ser locutor", relembrou o professor Costella, durante visita que fez a Milton Neves na redação do Portal Terceiro Tempo, na manhã de 15 de junho de 2012.

O Prof. Costella, nascido em São Paulo no dia 29 de março de 1943, fundou em 1987 e dirige até hoje, o Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão-SP, um museu extremamente bem organizado e com um acervo de milhares de obras, de centenas de artistas.

Casado com  Leda Campestrin Costella, é autor de 34 livros, entre técnicos e de literatura geral e infantil pela Editora Mantiqueira, que fundou e que é a mantenedora do museu (todo o lucro da Editora é aplicado na manutenção do mesmo).

Em "O Museu e Eu", obra de sua editora, a Mantiqueira, relata a história da Casa da Xilogravura, desde a aquisição do prédio (em Vila Jaguaribe), até à destinação do museu, amparada por um testamento, que ficará sob os cuidados da USP após sua morte, reservadas algumas condições, uma delas a preservação dos despojos de seu cão de estimação, Chiquinho, que se encotram no jardim do museu

Chiquinho, aliás, é personagem de uma série de livros: Patas na Europa, Patas 2 - A Vigaem Continua, Patas 3 - Ossos de Pizza e Patas 4 - A Odisséia Final.

Museu - Casa da Xilogravura
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 - Vila Jaguaribe - Campos do Jordão -SP
Fone (12) 3662.1832

Clique aqui e acesse o site: www.casadaxilogravura.com.br

A partir de 12 de maio de 2018 o Museu Casa da Xilogravura disponibilizou uma nova versão para seu site.

Em 25 de outubro de 2014, durante o programa "Gol, o Grande Momento do Futebol", da Band, Milton Neves mostrou dois livros, um deles "Comunicação - do Grito ao Satélite", de Antonio Fernando Costella.

Veja o vídeo:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES