por Marcos Júnior Micheletti
O engenheiro Ricardo Divila, que ficou nacionalmente conhecido por ter sido o primeiro projetista da extinta equipe Copersucar de Fórmula 1, morreu em 25 de abril de 2020, aos 74 anos em Magny-Cours, na França, cidade próxima a qual morava, e onde estava internado em estado grave. Recentemente ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e também tentava combater um câncer no pâncreas. Divila era casado com Krystyna, com quem morava em um sítio, e não tinha filhos.
Nascido em São Paulo no dia 30 de maio de 1945, Richard Divila (seu nome de batismo) formou-se em enenharia pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), sendo responsável pelo FD01, primeiro carro da equipe Copersucar na F1, então capitaneada por Wilsinho Fittipaldi.
O FD01 trouxe diversas inovações, sobretudo na aerodinâmica. O modelo era totalmente carenado, inclusive na parte traseira.
Ele permaneceu na equipe, que depois contou com Emerson Fittipaldi como piloto e chefe, por mais alguns anos, assinando os projetos de mais três carros: o FD02, FD03 e FD04. A sigla FD, aliás, significava Fittipaldi-Divila.
Com o fim da equipe Fittipaldi, em 1982, Divila começou a trabalhar pela equipe francesa Ligier, também na Fórmula 1, assinando ao lado do francês Michel Beaujon, entre outros, o projeto dos modelos JS33 e JS33-B do time de Guy Ligier, que competiu nas temporadas de 1989 e 1990, período em que a escuderia azul somou apenas três pontos, em 1989.
Depois da Copersucar e da Ligier, Divila ainda passou por outros times da Fórmula 1: Life, Fondmetal e Minardi.
Fora da F1 engrenou uma sólida carreira profissional no Japão, pela Nissan, assim que a montadora decidiu enveredar no automobilismo, com o brasileiro atuando em diversas edições das 24 Horas de Le Mans (protótipos) e também pela Fórmula 3000, no time de Eddie Jordan.
ABAIXO, PARTE DO DEPOIMENTO DE RICARDO DIVILA NO DOCUMENTÁRIO "ASAS DE ÍCARO - A VERDADEIRA HISTÓRIA DA EQUIPE FITTIPALDI", PRODUÇÃO DA ITOBY FILMES, EM 2018, DIRIGIDO POR FERNANDO DOURADO
Saudade: Há sete anos morria Geraldino, ex-lateral multicampeão pelo Santos
O ex-lateral está no centro da foto, entre Gylmar e Zito. Foto: DivulgaçãoOlhos no retrovisor: A primeira vez dos carros da Fórmula 1 em Interlagos, há 53 anos
A corrida disputada em 1972 não contou pontos para o campeonato. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Há cinco anos era anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Mesa Redonda da TV Gazeta comemora 55 anos com participações de Milton Neves e Mauro Beting
'Foi uma chance de aprender mais sobre gerenciamento de pneus e o nosso ritmo', avalia Bortoleto sobre o GP da China
Parabéns, Paulinho Carioca! Ex-ponta, que completa 61 anos, marcou o gol decisivo do Flu na final do Carioca de 85
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta segunda-feira
Saudade: Há três anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey completaria 86 anos
Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta a líder Argentina em Buenos Aires; as formações
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Saudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos