por Marcos Júnior Micheletti
O engenheiro Ricardo Divila, que ficou nacionalmente conhecido por ter sido o primeiro projetista da extinta equipe Copersucar de Fórmula 1, morreu em 25 de abril de 2020, aos 74 anos em Magny-Cours, na França, cidade próxima a qual morava, e onde estava internado em estado grave. Recentemente ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e também tentava combater um câncer no pâncreas. Divila era casado com Krystyna, com quem morava em um sítio, e não tinha filhos.
Nascido em São Paulo no dia 30 de maio de 1945, Richard Divila (seu nome de batismo) formou-se em enenharia pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), sendo responsável pelo FD01, primeiro carro da equipe Copersucar na F1, então capitaneada por Wilsinho Fittipaldi.
O FD01 trouxe diversas inovações, sobretudo na aerodinâmica. O modelo era totalmente carenado, inclusive na parte traseira.
Ele permaneceu na equipe, que depois contou com Emerson Fittipaldi como piloto e chefe, por mais alguns anos, assinando os projetos de mais três carros: o FD02, FD03 e FD04. A sigla FD, aliás, significava Fittipaldi-Divila.
Com o fim da equipe Fittipaldi, em 1982, Divila começou a trabalhar pela equipe francesa Ligier, também na Fórmula 1, assinando ao lado do francês Michel Beaujon, entre outros, o projeto dos modelos JS33 e JS33-B do time de Guy Ligier, que competiu nas temporadas de 1989 e 1990, período em que a escuderia azul somou apenas três pontos, em 1989.
Depois da Copersucar e da Ligier, Divila ainda passou por outros times da Fórmula 1: Life, Fondmetal e Minardi.
Fora da F1 engrenou uma sólida carreira profissional no Japão, pela Nissan, assim que a montadora decidiu enveredar no automobilismo, com o brasileiro atuando em diversas edições das 24 Horas de Le Mans (protótipos) e também pela Fórmula 3000, no time de Eddie Jordan.
ABAIXO, PARTE DO DEPOIMENTO DE RICARDO DIVILA NO DOCUMENTÁRIO "ASAS DE ÍCARO - A VERDADEIRA HISTÓRIA DA EQUIPE FITTIPALDI", PRODUÇÃO DA ITOBY FILMES, EM 2018, DIRIGIDO POR FERNANDO DOURADO
Novo técnico do PSG pede que Neymar fique no clube
Christophe Galtier disse que conta com Neymar para a próxima temporada. Foto: DivulgaçãoCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019