por Tufano Silva
Lateral-esquerdo de técnica apurada e que aparecia muito bem como elemento surpresa no ataque, André Luiz Moreira, o André Luiz, jogador que chegou a ser comparado com Roberto Carlos em seu início de carreira no São Paulo, no ano de 2011 seguia jogando profissionalmente, atuando na Major League Soccer, a liga de futebol dos Estados Unidos, atuando pelo time do San José Earthquakes.
Nascido na capital paulista em 14 de novembro de 1974, André Luiz conseguiu se firmar como titular da forte equipe do São Paulo muito cedo, antes mesmo de completar 20 anos, em 1993. Por conta de seus passes e bom chute de fora da área, o jogador também chegou a atuar no meio-campo do Tricolor paulista.
Nos quatro anos em que permaneceu no Morumbi, o lateral ajudou o clube a conquistar alguns dos seus principais títulos, como a Copa Libertadores da América (1993), o Mundial Interclubes (1993), a Supercopa da Libertadores (1993), a Recopa Sul-Americana (1993 e 1994) e Copa Conmebol (1994).
André Luiz foi negociado com o Corinthians na temporada de 1997. Nessa sua primeira passagem pelo Parque São Jorge, por conta de lesões, o jogador atuou em apenas 40% das partidas em que o Timão disputou durante sua permanência. No entanto, o que marcou o lateral foi o gol marcado no São Paulo, na final do Campeonato Paulista de 1997, o qual deu o título daquele ano ao Alvinegro.
Se transferiu para o Tenerife-ESP ainda naquela temporada. Ficou por lá até 1999, quando retornou ao futebol brasileiro, para defender por empréstimo o time do Cruzeiro. Após uma rápida passagem pelo Albacete-ESP, André Luiz voltou ao Corinthians em 2000, onde ficou por mais um ano e conquistou mais um Paulista, o de 2001.
Após deixar o Timão, o lateral se aventurou no futebol francês, defendendo por lá os times do Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain. Teve mais uma passagem pelo Alvinegro do Parque São Jorge, em 2003, mas logo se transferiu para o Fluminense.
Jogou dois anos pelo Ajaccio, da França, acertando sua volta ao Brasil em 2006, desta vez para defender o Santos. Do Alvinegro praiano, foi para o Jaguares de Chiapas-MEX, onde ficou até se transferir para o futebol norte-americano.
André Luiz foi convocado algumas vezes para defender a Seleção Brasileira. Pelo selecionado nacional o lateral-esquerdo realizou 12 jogos, com nove vitórias, dois empates, uma derrota e marcou dois gols.
Achados & Perdidos: O saudoso João Saldanha no 'Roda Viva' da TV Cultura
Jornalista, que treinou a Seleção Brasileira, nasceu há 117 anos. Foto: Reprodução/You TubeO dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Saudade: Há nove anos morria Caçapava, bicampeão brasileiro pelo Internacional
F1: Russell lidera o TL1 na Áustria. Bortoleto se destaca e termina em 6º
Achados & Perdidos: Pelé, em histórica entrevista à equipe da TV Gazeta, antes de se despedir do Santos
Saudade: Há três anos morria José Rubens Marino, histórico dirigente do Santos Futebol Clube
F1: Norris supera marca de Russell no TL1 e lidera a sexta-feira na Áustria. Bortoleto é o 8º
Parabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Parabéns, Ita! Ex-goleiro do Vasco da Gama completa 87 anos
No duelo brasileiro da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras encara o Botafogo; as formações
Saudade: Há um ano morria Dudu, ex-volante e treinador do Palmeiras