André Catimba

Ex-atacante do Grêmio e Vitória
por Rogério Micheletti
 
André Catimba, ídolo do Grêmio, do Vitória e do Guarani, morreu no dia 28 de julho de 2021, aos 74 anos, por complicações de uma cirurgia na laringe. Ele estava hospitalizado em Salvador (BA).
 
Carreira
 
Um gesto pode imortalizar um jogador na memória dos torcedores. Foi o que aconteceu com Carlos André Avelino de Lima, o André Catimba.

Apesar de ter tido grandes momentos no Vitória e no Grêmio, o atacante ficou nacionalmente conhecido por sua desastrosa comemoração de gol na final do Campeonato Gaúcho de 1977.
 
Nascido em Salvador (BA), no dia 30 de outubro de 1946, André começou a carreira nos juvenis do Vitória, equipe que defendeu de 1972 a 1975. Pelo rubro-negro baiano, ele foi autor de um gols na final contra o Bahia, pelo estadual de 1972, ano no qual o Vitória foi campeão.
 
Em 1976, André foi contratado pelo Guarani e no ano seguindo já estava jogando no Grêmio, que foi dirigido por Telê Santana em 1977. O Tricolor Gaúcho, que contava com o ponta-esquerda Éder Aleixo, o meia Yura e outras feras, disputou o título gaúcho com o Inter e venceu por 1 a 0, gol de Catimba.

O fato curioso aconteceu logo após o gol contra o Colorado. Na comemoração, André executou mal um salto mortal e por pouco não se machuca gravemente. Até hoje, a imagem (veja o vídeo abaixo) do salto infeliz de André Catimba é mostrada na televisão.

André defendeu o Grêmio até 1979 e depois jogou pelo Bahia e Boca Juniors, da Argentina.
 
Veja o gol e o salto mortal mal executado pelo querido André Catimba na final do Gauchão de 1977.

Ouça abaixo, o primeiro gol do André Catimba com a camisa do Guarani, em 1976. A narração é de José Paulo de Andrade:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES