por Túlio Nassif
“Aluísio Guerreiro”, o Aluísio Chaves Ribeiro Moraes, nasceu no dia 2 de março de 1957, no Rio de Janeiro. Foi um centroavante com passagem marcante pelo América-RN nos anos 70, além de ter feito jogos memoráveis por Flamengo e Santos até meados de 1980. É casado com dona Márcia Moraes, com quem teve dois filhos, estes, que seguiram os passos do pai e se profissionalizaram com jogador profissional. Bruno foi jogar em Portugal e Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, o Moraes, autor do gol do título santista pelo Paulistão em 2007 e pelo Dínamo de Kiev no nacional em 2016. Em 2016, seguia residindo em Santos, litoral de São Paulo, onde ainda bate uma bolinha com ex-companheiros nos times masters do Peixe, principalmente em jogos contra a equipe de veteranos da Portuguesinha. No dia 14 de fevereiro de 2016, foi demitido do comando do América-RN, mesmo tendo feito uma campanha satisfatória. Em sete jogos, acumulou quatro vitórias, duas derrotas e um empate, com um aproveitamento de 62%.
Começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo. As boas atuações pelo Rubro-Negro chamaram a atenção do rival Fluminense, time que pouco mais tarde viria a ser sua nova casa. Após isso, defendeu o CSA-AL, o América de Natal, onde foi campeão potiguar em 1977 tendo feito uma grande campanha, o Ceará e o Santos.
No time da Vila, Aluísio teve um início arrebatador, sonho de qualquer atleta. Os seus gols fizeram com que fosse comparado ao magistral Toninho Guerreiro, daí o apelido de "Guerreiro" também para ele.
Quando deixou o Alvinegro Praiano, acertou com o Botafogo-RJ. Depois do time da Estrela Solitária, integrou o plantel de bons clubes como o Santa Cruz, Portuguesa Santista, Inter de Limeira, Cruzeiro, Londrina, São Bernardo, Santo André e São José-SP, este último, clube pelo qual pendurou as chuteiras antes do início da década de 90.
Mas engana-se quem pense que Aluísio abandonou o futebol. Se dedicou aos bastidores do futebol e foi ser empresário. Chegou a ser representante do jogador Robinho, mas o atacante o trocou por Wágner Ribeiro. A briga entre Aluísio e Ribeiro ganhou destaque. O ex-atacante processa o atual empresário de Robinho e Kaká.
Por fim, resolveu mudar de ares e deu início a sua carreira como técnico. No dia 11 de novembro de 2015, foi apresentado como novo treinador do América-RN.
No dia 06 de março de 2022, Aluísio Chaves Ribeiro Moraes, o Aluísio Guerreiro (ex-centroavante do Flamengo, América-RN e Santos FC) e José Macia, o Pepe (ex-jogador do Santos FC e técnico), participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
No dia 13 de novembro de 2022, Aluísio Guerreiro (ex-centroavante do Flamengo, América-RN e Santos, Waldemar Barbosa, o Dema (ex-volante do Santos e da Lusa), e Da Silva (ex-atacante do Santos) participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLAchados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Achados & Perdidos: Gols raros de Pelé, contra Juventus, Palmeiras e Briosa
Saudade: Há dois anos morria Isabel, ícone do vôlei brasileiro
Após garantir acesso, o campeão Santos recebe o CRB em seu penúltimo jogo pela Série B; as equipes
Achados & Perdidos: O único jogo em que Mané Garrincha atuou pelo Vasco da Gama
Achados & Perdidos: Relembre do ex-volante Zequinha, que completaria 90 anos hoje
Saudade: Há 18 anos morria Puskás, brilhante centroavante húngaro
Em vídeo, 'Antes e Depois' de goleiros que foram campeões mundiais com suas seleções!
Saudade: Há cinco anos morria o piloto Tuka Rocha, após acidente aéreo