por Túlio Nassif
“Aluísio Guerreiro”, o Aluísio Chaves Ribeiro Moraes, nasceu no dia 2 de março de 1957, no Rio de Janeiro. Foi um centroavante com passagem marcante pelo América-RN nos anos 70, além de ter feito jogos memoráveis por Flamengo e Santos até meados de 1980. É casado com dona Márcia Moraes, com quem teve dois filhos, estes, que seguiram os passos do pai e se profissionalizaram com jogador profissional. Bruno foi jogar em Portugal e Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, o Moraes, autor do gol do título santista pelo Paulistão em 2007 e pelo Dínamo de Kiev no nacional em 2016. Em 2016, seguia residindo em Santos, litoral de São Paulo, onde ainda bate uma bolinha com ex-companheiros nos times masters do Peixe, principalmente em jogos contra a equipe de veteranos da Portuguesinha. No dia 14 de fevereiro de 2016, foi demitido do comando do América-RN, mesmo tendo feito uma campanha satisfatória. Em sete jogos, acumulou quatro vitórias, duas derrotas e um empate, com um aproveitamento de 62%.
Começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo. As boas atuações pelo Rubro-Negro chamaram a atenção do rival Fluminense, time que pouco mais tarde viria a ser sua nova casa. Após isso, defendeu o CSA-AL, o América de Natal, onde foi campeão potiguar em 1977 tendo feito uma grande campanha, o Ceará e o Santos.
No time da Vila, Aluísio teve um início arrebatador, sonho de qualquer atleta. Os seus gols fizeram com que fosse comparado ao magistral Toninho Guerreiro, daí o apelido de "Guerreiro" também para ele.
Quando deixou o Alvinegro Praiano, acertou com o Botafogo-RJ. Depois do time da Estrela Solitária, integrou o plantel de bons clubes como o Santa Cruz, Portuguesa Santista, Inter de Limeira, Cruzeiro, Londrina, São Bernardo, Santo André e São José-SP, este último, clube pelo qual pendurou as chuteiras antes do início da década de 90.
Mas engana-se quem pense que Aluísio abandonou o futebol. Se dedicou aos bastidores do futebol e foi ser empresário. Chegou a ser representante do jogador Robinho, mas o atacante o trocou por Wágner Ribeiro. A briga entre Aluísio e Ribeiro ganhou destaque. O ex-atacante processa o atual empresário de Robinho e Kaká.
Por fim, resolveu mudar de ares e deu início a sua carreira como técnico. No dia 11 de novembro de 2015, foi apresentado como novo treinador do América-RN.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLÉgua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
10 filmes para quem ama cavalos
Por que os cavalos usam ferraduras?
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019