por Túlio Nassif/contribuiu João Fernando de Jesus Pereira
“O moço de Botucatu que brilhou no futebol de Barra Bonita”, diria o saudoso Fiori Gigliotti e “todos falam de mim, mas o maior craque da AABB, foi Airton”, contava o amigo Renatinho. A verdade é que Airton de Mello Dias, o Airton, foi o maior meia-esquerda do futebol de Barra Bonita. Jogava com a elegância de um “gentleman”. Pouco falava, mas muito produzia. No dia 15 de novembro de 2009, aos 74 anos, ele partiu. Cumpriu com louvor sua missão e história do futebol de Barra Bonita. Um craque.
Airton era canhoto. Fazia tudo com uma perna: driblava, passava, chutava. Era um “camisa 10” de grande talento e habilidade. Era amigo da bola e um apaixonado por tudo: pelos pais, irmãos, esposa, filhos, netos, pelo seu trabalho na Usina da Barra e pela AA Barra Bonita e seus colegas.
E nos últimos dias de vida do inseparável companheiro de bola Renatinho, Airton chegava a visitá-lo no Hospital São José até duas vezes no mesmo dia. Para ele, com certeza, o jogo continuava e era embalado e vivificado pelas lembranças.
Foi campeão amador em 1953 e 1957 pela veterana. Teve sua foto estampada na galeria de troféus na sede social da Rua 1º de Março, a casa da AABB. O tempo e o presente sem laços com a história destruíram os painéis. Mas as fotos de cada craque campeão permanecem vivas na mente daqueles torcedores que ainda tem memória.
Airton era a humildade viva. Sua vida foi ceifada em momento que varria a calçada de sua residência na Prudente de Moraes. Uma cena que traduzia todo o seu talento: a simplicidade no viver e no jogar futebol. Com a vassoura tinha a sensação de estar bailando com sua esposa Enide Sancassani ou, em campo, vestindo a camisa abebeana.
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
BRASILEIRÃO 2019