Zagueiro revelado pelo Botafogo (RJ), no dia 22 de novembro de 2016 Ademir Fonseca foi anunciado como técnico do Resende-RJ.
Foi campeão paulista de 2002 dirigindo a equipe do Ituano. Em 2003, dirigiu o Joinville na Série B do Brasileirão. Em 2005, trabalhou na Internacional de Limeira no Campeonato Paulista. Em abril de 2006, Fonseca assumiu o comando do Paysandú, após a demissão de Marinho Peres. Em 2008 dirigiu o América no Campeonato Carioca em apenas uma partida. Após a derrota por 5 a 2 para o Duque de Caxias na estréia do estadual, deixou o cargo.
Foi contratado em agosto de 2010 para assumir o comando técnico do Vila Nova-GO e nos anos seguintes passou por :Tupi, Brasil Oeste, Brasil São Caetano, Fortaleza, Goiás, Caldense, ABC, Santo André, CRB, Oeste, CRB, Guarani e URT.
Em novembro de 2018 assumiu o Uberlândia, para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro. Durante a competição, após uma partida da equipe no Estádio Parque do Sabiá, no dia 17 de março de 2019, o técnico passou mal e foi levado ao Hospital da Universidade Federal de Uberlândia, onde foi constatado um infarto. Enquanto Ademir se recupera, o filho Winnicius Fonseca será o responsável pelo comando do time.
Além do Botafogo, Ademir jogou por Bahia, Santa Cruz, Volta Redonda, Joinville, Bragantino e Ituano, onde encerrou a carreira devido a um problema no joelho.
No dia 19 de março de 2023, Ademir Fonseca (ex-zagueiro do Botafogo-RJ) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
Saudade: Ícone do rádio brasileiro, Sangirardi nascia há 103 anos
Achados & Perdidos: Velório de Pelé, há tres anos, reuniu mais de 230 mil pessoas
Olhos no retrovisor: Schumacher, que completa 57 anos, estreou impressionando na F1
Achados & Perdidos: No último jogo que Pelé fez contra o Corinthians foi Rivellino que brilhou
Saudade: Há sete anos morria Dirceu Carvalho, ex-ponta do Palmeiras e Flamengo
Olhos no retrovisor: Testes de pneus em Jacarepaguá davam pistas para os favoritos de 1986
Saudade: Há cinco anos morria Brandãozinho, último remanescente da Copa Rio de 1951
Achados & Perdidos: Veja lindos gols de Eusébio, que nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Inter de Limeira campeã paulista de 1986. Kita, que faria 68 anos, marcou um dos gols
Atlético-MG atravessa negociação e pode tirar Maycon do Corinthians