Seleção brasileira não vence os paraguaios fora de casa desde 1985. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Seleção brasileira não vence os paraguaios fora de casa desde 1985. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Quando entrar no gramado do estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, para enfrentar o Paraguai, nesta terça-feira, às 21h30, a seleção brasileira enfrentará um enorme tabu. Há 35 anos o Brasil não sabe o que é vencer a seleção paraguaia na casa do rival.

Adversário sempre enroscado, o Paraguai não sabe o que é perder para o Brasil jogando em sua casa desde 1985. A última vez em que isso ocorreu, o time verde e amarelo ainda era comandado por Telê Santana.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE A CARREIRA DE TELÊ SANTANA NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

Em 16 de junho de 1985, a seleção brasileira foi até Assunção para encarar os donos da casa em jogo válidos pelas Eliminatórias da Copa de 1986. O estádio era o mesmo do jogo deste noite: o Defensores Del Chaco.

Comandante da seleção na Copa de 82, Telê Santana havia assumido novamente o time verde e amarelo antes da estreia nas Eliminatórias. Na estreia na competição, o time bateu a Bolívia por 2 a 0 em jogo disputado em Santa Cruz de La Sierra. Mesmo placar que daria vitória ao Brasil diante dos paraguaios.

Jogando no estádio paraguaio lotado, o time brasileiro foi quem deu as cartas. A equipe de Telê contava com o goleiro Carlos, os laterais Leandro e Junior, os zagueiros Oscar e Edinho, meio-campo formado por Cerezo, Sócrates e Zico, e ataque com Renato Gaúcho, Eder e Casagrande.

O primeiro gol brasileiro saiu aos 27 do primeiro tempo quando Casagrande subiu mais que todo mundo e marcou de cabeça após bela jogada de Renato pela direita. Já na segunda etapa, Zico marcou um golaço para completar o placar: Leandro fez jogada pela direita e passou para Zico na entrada da área, o Galinho, que havia passado da bola, utilizou o calcanhar para levantar a bola e pegar no alto, num chute sem chances para o goleiro paraguaio Hugo Almeida.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE A CARREIRA DE ZICO NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

Desde a vitória de 1985, a seleção brasileira enfrentou os paraguaios na casa do rival outras quatro vezes, todas pelas Eliminatórias. Nesses confrontos, foram dois empates e duas derrotas brasileiras.

Últimas do seu time