Por Lili Lima
Jhonatan Souza (22 anos), morador da Vila Castelo (Zona Sul de São Paulo), viveu na última semana, situações em sua vida que certamente não esquecerá jamais.
São Paulino fanático, o jovem humilde não tem condições financeiras para comprar uma camisa oficial do tricolor paulista, porém queria muito ter uma para ir assistir a primeira partida da semi final do Paulistão 2019 entre São Paulo x Palmeiras (30/03) no estádio do Morumbi .
Ambulantes vendiam camisas ao redor do estádio e eis que, trinta e cinco reais, mudaram a história do Jhonatan. Esse foi o valor pelo qual o jovem comprou a camisa do São Paulo com a numeração e nome do Hernanes, e feliz da vida foi assistir o jogo.
“Eu vi toda torcida do São Paulo lá, uniformizada, com a camisa do time e eu queria também estar ali, torcendo junto com o time, usando a camisa do time” disse, Jhonathan.
A felicidade de Jhonatan era tanta que nem notou que a numeração e nome na camisa que usava, estavam tortos...Tão tortos que chamaram a atenção de outros torcedores.
Ele foi fotografado de costas, a imagem caiu nas redes sociais e Jhonatan virou motivo de piada por parte de alguns torcedores por estar com uma camisa “falsificada”.
Após ver sua imagem na internet e toda chacota, Jhonatan, no dia seguinte postou uma foto ao lado da avó materna em uma de suas redes sociais e mostrou o drama familiar que vive. Dona Terezinha aparece com curativos na cabeça e um tampão em um dos olhos...Ela luta contra um câncer no pulmão e outro na cabeça, já perdeu parte da visão .
Na legenda da foto ele escreve: ”Motivos para q eu não compre uma original”.
“Sou um menino humilde, trabalho de ajudante de cozinha a noite e tento fazer o máximo pela minha avó”, disse Jhonatan.
De imediato a imagem também viralizou, só que diferente da primeira, uma verdadeira onda de solidariedade se iniciou.
Torcedores do São Paulo iniciaram uma corrente do bem para que o Jhonatan ganhasse uma camisa oficial do Tricolor, e deu certo.
“A torcida me apoiou muito sobre a minha avó, me deu força de tudo quanto é maneira. Só tenho a agradecer ” disse, Jhonatan.
Toda história de Jhonatan chegou aos jogadores e o primeiro a se sensibilizar foi o zagueiro Bruno Alves, que autografou uma camisa e o presenteou. O meia Nene e o atacante Alexandre Pato também se manifestaram através das redes sociais sobre presenteá-lo com camisas. Nene foi além e o convidou para ir ao CT.
Por fim, na última quinta (04/04), Jhonatan visitou o CT e esteve com os jogadores. Emocionado, tirou fotos, recebeu autógrafos e ganhou mais uma camisa, a que Nene lhe havia prometido.
“Hoje eu tenho três camisas, a torta, a do Bruno Alves e a do Nene. O Pato me prometeu uma depois que sair a numeração dele” disse, Jhonathan.
Jhonatan viveu em menos de uma semana, o lado ruim e o lado fantástico da internet. E assim como o bem venceu, fica a torcida para que a Dona Terezinha, avó do Jhonatan, possa vencer também a doença que enfrenta.
Essa é mais uma daquelas histórias que comprovam que, nunca é só futebol.
Há muito mais além de um clube e de uma torcida.
Há muito mais por trás de cada vida.
Primeiro treinador de Marta, Seu Tota fala do orgulho que tem da jogadora
23/07/2019Júlia Rosado joga futebol! Joga com os meninos, sim! E onde ela quiser! Por Lili Lima
31/05/2019Invicta, seleção brasileira é campeã das Eliminatórias e consegue vaga para o Mundial de Beach Soccer
21/05/2019Todo o drama, humildade e solidariedade por trás da história do menino Jhonatan, o são-paulino da camisa torta
15/04/2019Conheça um pouco sobre Gabriel Melone - dos trilhos às piscinas, um exemplo de superação. Por Lili Lima
15/03/2019