Por Lili Lima
As eliminatórias para a Copa do Mundo de Beach Soccer aconteceram no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ) entre os dias 28 de Abril a 05 de Maio e a hegemonia da Seleção Brasileira, prevaleceu.
Com vitórias sobre a Bolívia (11x1), Colômbia (9x5), Equador (11x2), Argentina (9x3) e na grande final sobre o Uruguai por 10x1, a classificação veio de forma incontestável e o Brasil estará na Copa do Mundo, rumo ao Hexacampeonato, que acontecerá no Paraguai entre os dias 21 de novembro a 1º de dezembro de 2019.
Um dos destaques da equipe é o zagueiro carioca Diogo Catarino da Silva (29 anos), mais conhecido como Catarino, o camisa 4 da seleção.
Jogador do Vasco, Catarino também já jogou em diversos clubes do exterior e já obtém em seu currículo mais de 20 títulos nacionais e internacionais na carreira. Dentre os mais importantes estão a Copa do Mundo (2017), Copa América (2016) pela Seleção e os Bicampeonatos Brasileiro (2017 e 2019) e da Copa Libertadores (2016 e 2017) pelo Vasco da Gama.
Catarino falou um pouco sobre o início de sua carreira, sua gratidão ao Júnior Negão e sobre seu desejo em relação ao beach soccer no país.
“Tudo começou depois de uma lesão que tive no tornozelo esquerdo, treinando em um clube da terceira divisão. Eu já jogava futebol de areia não o “Beach Soccer”, mas era na areia.
Depois dessa lesão quando retornei a treinar, recebi o convite do Júnior Negão (um dos maiores nomes do futebol de areia no Brasil e no mundo), ele me ajudou e depois da minha recuperação iniciei no Vasco Beach Soccer em 2010 e sigo até hoje.”
“Além de Deus que é minha força sempre, Júnior Negão foi o meu maior motivador dentro da modalidade e sempre lhe serei grato. Ele, o Jorginho e o Benjamin são meus maiores ídolos.
São eles que fizeram parte do meu crescimento e sempre me acompanharam de perto em todos os momentos. Aprendi muito com eles.”
“Tenho em meu coração o desejo de que o Beach Soccer se expanda ainda mais no país, principalmente no meu estado. O esporte planta sonhos e muda vidas.”
Catarino também é atleta de alto rendimento da Marinha do Brasil.
Terceiro Sargento, ele a representa em competições, conquistando títulos e divulgando em todas as oportunidades o nome da Marinha pelo Brasil e o mundo.
Agora a expectativa é aguardar a convocação para a Copa no final do ano. Até lá, Catarino segue normalmente a rotina de treinamentos com muita força, foco e fé.
Primeiro treinador de Marta, Seu Tota fala do orgulho que tem da jogadora
23/07/2019Júlia Rosado joga futebol! Joga com os meninos, sim! E onde ela quiser! Por Lili Lima
31/05/2019Invicta, seleção brasileira é campeã das Eliminatórias e consegue vaga para o Mundial de Beach Soccer
21/05/2019Todo o drama, humildade e solidariedade por trás da história do menino Jhonatan, o são-paulino da camisa torta
15/04/2019Conheça um pouco sobre Gabriel Melone - dos trilhos às piscinas, um exemplo de superação. Por Lili Lima
15/03/2019