Gabriel teve braço e perna esquerdos amputados em acidente de trem aos 15 anos. Hoje aos 20 anos é uma promessa Paraolímpica

Gabriel teve braço e perna esquerdos amputados em acidente de trem aos 15 anos. Hoje aos 20 anos é uma promessa Paraolímpica

Por Lili Lima

Gabriel Melone de Oliveira nasceu no dia 03 de fevereiro de 1999 em Cubatão no litoral de São Paulo. Um menino saudável, cheio de vida, energia e uma infância tranquila.

Já na adolescência, com 15 anos, Gabriel viveu uma tragédia e quase perdeu a vida.

No dia 30 de Outubro de 2014, ele foi atropelado por um trem e teve braço e perna (esquerdos) amputados.

Começa aí um drama na vida dele e de toda sua família.

Ficou um mês internado e após alta, iniciou as dolorosas sessões de fisioterapia para recuperar o equilíbrio, voltar a ficar em pé novamente e não depender de muletas e cadeira de rodas.

Mas, Gabriel se perguntava o que faria no futuro. Sem um braço e uma perna, não queria sair de casa, sentia vergonha, mergulhava numa depressão profunda...

A família sempre esteve ao lado de Gabriel e não media esforços para ajudá-lo. Sempre incentivando, buscavam histórias de pessoas numa condição parecida com a dele e que se superaram dando um novo sentido para a suas vidas.

E assim, através da internet, Gabriel conheceu a história de Talisson Glock, que é nadador paraolímpico, medalista mundial e que também foi atropelado por um trem e perdeu braço e perna esquerdos com nove anos de idade.

A partir daí, a vida de Gabriel mudou.

Inspirado por Talisson, começou a fazer natação e em pouco tempo já mostrava um desempenho incrível dentro da piscina, surpreendendo a família, o professor de natação e até a si mesmo.

Passou a participar de competições regionais na Baixada Santista e se destacar ganhando muitas medalhas.

“Nunca imaginei que minha vida tomaria esse rumo, a natação mudou tudo depois do acidente e agora é a minha vida .” Gabriel Melone

Seu desempenho foi tão bom que em menos de dois anos de natação, foi convocado para a Seleção Brasileira Paraolímpica e chegou a disputar os jogos Parapan Americano de Jovens em 2017 (SP) onde conquistou uma medalha de bronze, a sua primeira numa competição internacional.

Hoje com 20 anos e mais de 200 medalhas conquistadas em menos de 4 anos de natação, Gabriel é considerado um dos melhores nadadores do país na atualidade.

“A natação significa tudo pra mim atualmente... é o lugar que eu me dedico por inteiro, abdico de muita coisa por isso em busca de algo maior .” Gabriel Melone

Com ajuda de patrocinadores ( Caixa e Memorial de Santos), Gabriel mudou-se para Uberlândia-MG no ano passado (2018) onde treina no Praia Clube onde usufrui da estrutura ideal para treinamento, visando assim poder obter o índice do comitê para Tóquio ano que vem.
Até lá, Gabriel se dedica aos treinos para participar do calendário de competições mais importantes deste ano de 2019.

“Meus maiores sonhos atualmente, são participar das competições importantes desse ano que são o Panamericano e o Mundial, e também estar nas Paraolimpíada de Tóquio.” Finaliza, Gabriel.

O Parapan Americano deste ano será realizado entre os dias 23 de Agosto à 01 de Setembro, em Lima no Peru. Já o Mundial que seria sediado na Malásia, foi vetado e novo local ainda será definido.

Gabriel Melone é, independente das medalhas que tem, um Campeão na vida !!!

 

Últimas do seu time