Desde a primeira fase da Copa de 2014 que um camisa 9 do Brasil não fazia gols em mundiais. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Desde a primeira fase da Copa de 2014 que um camisa 9 do Brasil não fazia gols em mundiais. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Acabou o jejum! Richarlison marcou o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo de 2022 e encerrou uma seca de nove jogos sem gols de um camisa 9 brasileiro em Copas do Mundo. Na falta de um, o centroavante marcou logo dois.

Antes do gol do Pombo, a última vez que um “9” marcou pela seleção brasileira na Copa foi Fred, na partida contra Camarões, no último jogo da primeira fase do mundial de 2014, disputado no Brasil.

Ainda naquela Copa, Fred esteve em campo nas oitavas de final, contra o Chile, quartas de final, contra Colômbia, semifinal, contra a Alemanha, e disputa do terceiro lugar, contra a Holanda, mas não marcou nenhuma vez nessas partidas.

Na Copa seguinte, em 2018, o camisa 9 brasileiro foi Gabriel Jesus, que esteve em campo nas três partidas da primeira fase (contra Suíça, Sérvia e Costa Rica), nas oitavas de final, contra o México, e nas quartas, diante da Bélgica, e não marcou nenhum gol em toda a campanha.

Em 2022, a camisa 9 é de Richarlison, que superou a concorrência de Gabriel Jesus no ciclo de quatro anos e deve iniciar como titular. Com o gol diante da Sérvia, o Pombo tem chegou ao seu 18º gol defendendo a seleção. Desde que o atacante iniciou sua trajetória com a camisa verde e amarela, apenas Neymar marcou mais gols que ele.

Últimas do seu time