Meia de 33 anos passou cinco anos no Beijin Guoan. Foto: Reprodução/Sina.cn

Meia de 33 anos passou cinco anos no Beijin Guoan. Foto: Reprodução/Sina.cn

Cinco anos depois, Renato Augusto está de volta ao Corinthians. Campeão brasileiro com o Timão em 2015, o meia retorna ao clube longo e vitorioso período na China.

Defendendo o Beijin Guoan, Renato teve destaque e deixa o futebol chinês com “a missão cumprida”.

O meia chegou ao clube chinês no início de 2016, após receber oferta irrecusável que o fez deixar o Corinthians. O jogador manteve o destaque dos tempos de Brasil e chegou bem no futebol chinês, tanto que foi chamado pelo técnico Tite para a seleção brasileira para a disputa das Eliminatórias e da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Ao longo dos cinco anos na China, Renato fez 152 jogos pelo Beijin Guoan. O meia deixa o clube de Pequim com um título conquistado: a Copa da China em 2018. Além disso, o meia alcançou números respeitáveis e adquiriu status de craque no futebol local: Foram 40 gols marcados e 45 assistências. Não por acaso Renato se tornou figura muito querida no futebol chinês.

De volta ao Timão, Renato terá pela frente um grande desafio. O setor do meia é um dos mais problemáticos na equipe do técnico Sylvinho hoje: o time sofre na criação e no ataque. Aos 33 anos e após cinco temporadas num campeonato muito mais fraco que o Brasileirão, o que podemos esperar do meio-campista?

Em forma, com bom ritmo e conseguindo se readaptar bem ao futebol brasileiro, Renato Augusto é, em tese, titular de quase todas as equipes do nosso campeonato. No Timão, então, o meia “sobra”. O reforço corintiano é daqueles jogadores que arrumam qualquer equipe e pode jogar praticamente em todas as funções de meio-campo.

Mas o período na China faz com que sempre olhemos com desconfiança para quem retorna ao país. Jadson, quando voltou, demorou para engrenar. Hulk já é um exemplo de atleta que precisou de menos tempo para se readaptar ao campeonato de melhor nível quando saiu da China. É importante levar em consideração ainda que o jogador não entra em campo desde dezembro de 2020.

O sucesso de Renato no Beijin Guoan é inegável, mas será suficiente para ajudar o Corinthians nesse momento? Em quê condições Renato volta ao Brasil?

Últimas do seu time