Arthur Sandes
Do UOL, em São Paulo
O duelo contra o Flamengo, às 16 horas (de Brasília) de hoje, reserva ao Corinthians um desafio e tanto em um momento da temporada no qual precisa se afirmar. Na Arena, pela 11ª rodada do Brasileirão, o Alvinegro precisa surpreender e caprichar na criação de jogadas para não deixar a distância para os líderes aumentar ainda mais.
Atualmente, são 11 pontos de diferença para o líder Palmeiras, que ontem perdeu do Ceará. É verdade que o Corinthians tem um jogo atrasado a fazer (contra o Goiás), mas a desvantagem cresceu demais antes da Copa América e agora exige "erro zero" nas próximas rodadas. Ainda mais porque o próprio Flamengo é um dos candidatos ao título.
Em 2019, este é o ápice da pressão por resultados sobre Fábio Carille, que comandou o Timão a um título paulista inesperado e caiu na Copa do Brasil para o mesmo Flamengo, mas resistindo. O Corinthians está vivo na Copa Sul-Americana, tudo bem, mas no Brasileirão deve futebol desde a primeira rodada e vê o campeonato ficar cada vez mais longe. Por isso uma vitória hoje é fundamental para alimentar as chances de octacampeonato.
A primeira impressão pós-Copa América foi relativamente boa no último domingo (14), quando o Corinthians venceu o CSA por 1 a 0 criando muito e finalizando mal - solucionando metade dos problemas ofensivos, portanto. Hoje parece impositivo seguir valorizando a bola e ambicionando o ataque, do contrário o Flamengo é quem ditará as ações do jogo: o time de Jorge Jesus fez 6 no Goiás na última rodada e há quatro dias pressionou bastante o Athletico, ainda que tenha caído na Copa do Brasil.
Por um lado, o Corinthians já se vangloriou neste ano por crescer nos grandes jogos e calar as críticas em jogos-chave, de outro tem histórico de desempenhos no mínimo questionáveis contra times ofensivos - Santos e Flamengo. Está colocada, portanto, uma oportunidade para Carille impressionar o torcedor. No Brasileirão, o Alvinegro tem 15 pontos no meio da classificação; e o Flamengo é terceiro com 20.
Ficha Técnica
Corinthians x Flamengo
Data: 21 de julho de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Competição: Campeonato Brasileiro, 11ª rodada
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel, Junior Urso e Sornoza; Pedrinho, Clayson e Vagner Love. Técnico: Fábio Carille.
Flamengo: Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Léo Duarte (Pablo Marí) e Renê; Cuéllar (Willian Arão), Gerson, Vitinho (Diego) e Everton Ribeiro; Lincoln (Berrío) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
(Foto: Retirada do UOL Esporte)
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
22/07/2019Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
22/07/2019Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
21/07/2019Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
22/07/2019Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
21/07/2019