Olhos no retrovisor: Andrea de Cesaris, marcado por muitos acidentes na Fórmula 1, completaria 65 anos
Olhos no retrovisor: Andrea de Cesaris, marcado por muitos acidentes na Fórmula 1, completaria 65 anos
Por Marcos Júnior Micheletti - 31/05/2024 18:00
O italiano Andrea de Cesaris completaria 65 anos nesta sexta-feira (31).
O piloto, natural de Roma, morreu em 5 de outubro de 2014, aos 55 anos, em um acidente quando já havia abandonado as pistas Ele trafegava em um estrada romana com sua moto, uma Suzuki 600. De Cesaris perdeu o controle e bateu com violência em um guard-rail.
Andrea de Cesaris ganhou fama de destruidor de carros na Fórmula 1. Em 1981, pela McLaren, aniquilou 22 chassis do time britânico ao longo da temporada, o que lhe custou o emprego ao término do ano.
Pela Ligier, em 1985, também por conta de inúmeros acidentes, acabou dispensado antes do término da temporada.
Se hoje se fala muito sobre os milionários que chegam à Fórmula 1, nos anos 80 essa tendência não era muito diferente. De Cesaris era filho de um bem sucedido representante comercial da Marlboro, então uma das principais forças em termos de patrocínio à categoria, estampando sua marca em carros como McLaren, Alfa Romeo e também em macacões de pilotos.
Depois de começar no kart, passar pela Fórmula 3, cateoria pela qual foi o vice-campeão em 1979, ano em que o brasileiro Chico Serra ficou com o título, De Cesaris estreou na Fórmula 1 em 1980, pela Alfa Romeo.
Depois passou por McLaren, voltou à Alfa Romeo, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Itália, Jordan, Tyrrell, novamente a Jordan e finalmente a Sauber, sua última equipe, em 1994.
Em 208 GPs disputados subiu ao pódio em cinco deles, mas nunca vencendo: Mônaco (terceiro lugar), Alemanha (segundo lugar), África do Sul (segundo lugar), Bélgica (terceiro lugar) e Canadá (terceiro lugar).
Conquistou uma pole, no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1982, disputado em Long Beach, pela Alfa Romeo, mas acabou rodando na 33ª volta e não terminou a prova que foi vencida por Niki Lauda, da McLaren.
Em 18 de agosto de 1985, o impressionante acidente de Andrea de Cesaris durante o Grande Prêmio da Áustria, em Österreichring, quando guiava pela francesa Ligier