No aniversário de 69 anos do rei do reggae, o Terceiro Tempo conta a história do dia em que o jamaicano bateu uma bolinha no Brasil ao lado de Chico Buarque e Caju.

No aniversário de 69 anos do rei do reggae, o Terceiro Tempo conta a história do dia em que o jamaicano bateu uma bolinha no Brasil ao lado de Chico Buarque e Caju.


Ednilson Valia, fale com o jornalista clicando aqui ou no twitter:   @eddycalabres

Clique nos nomes em itálicos e conheça a história de cada um dos personagens

Ele cantava o amor, pregava a paz, criou uma legião de seguidores, aprimorou um estilo musical no qual, mesmo após a sua morte há 33 anos, ainda é o principal nome,  talvez seja o rosto mais estampado em camisetas ao lado de Jesus Cristo e Che Guevara. Bob Marley completaria neste 06 de fevereiro de 2014, 69 anos, mas antes da paz derradeira, bateu uma bolinha no Rio de Janeiro ao lado de Chico Buarque, Paulo Cézar Caju e Toquinho, no campo do Politheama.

 

O rei do reggae tem uma triste coincidência com o futebol.  Após uma partida, em Londres, machucou o dedo pé e essa ferida não cicatrizada e mal cuidada gerou um melanoma maligno que o levou a morte em 11 de maio de 1981.

Amante e fã de futebol, em 1980, Marley esteve no Brasil,  vestindo a camisa do Santos Futebol Clube e  jogou uma pelada ao lado de Chico e Paulo Cézar Caju.

No final do jogo, conversou com PC Caju: “Sou fã de seu futebol"!

Paulo Cézar respondeu, "E eu, de sua musica".

Ressaltou a conquista da Seleção Brasileira na Copa de 70 para o craque brasileiro:

- "Rivelino,Jairzinho, Pelé... o Brasil é o meu time. A Jamaica gosta de futebol por causa do Brasil".

Sobre os brasileiros afirmou:"É fácil perceber que as pessoas aqui têm ritmo e feeling, não só no andar, mas no falar e no próprio interesse demonstrado pela música em qualquer uma de suas manifestações".

Para ele a mensagem do reggae tinha grande importância, pois "os músicos devem ser porta-vozes dos grandes contingentes oprimidos. No nosso caso, a responsabilidade é maior por causa das nossas crenças religiosas. A própria filosofia do reggae explica tudo isso. O reggae surgiu do gueto e sempre foi fiel às suas origens, levando ao mundo uma mensagem de revolta, protesto e reivindicação", segundo o site Reggae no Mato, que trouxe a público as palavras do ídolo jamaicano.

 

 

Últimas do seu time