Hoje, 19 de abril, comemora-se o Dia dos Povos Indígenas em todo o continente americano.
No âmbito esportivo, para celebrarmos esta data, lembramos que a seção "Que Fim Levou?" do Portal Terceiro Tempo tem seis representantes cujo apelido é exatamente "Índio", cinco ex-jogadores de futebol e um ex-atleta da Luta Livre.
O ÍNDIO DO FLAMENGO E DO CORINTHIANS
Aloísio Francisco da Luz, é o mais antigo da nossa galeria, e coincidentemente morreu no Dia do ìndio, 19 de abril de 2020, aos 89 anos. Ele foi centroavante do Flamengo e do Corinthians e esteve presente entre os jogadores brasileiros que disputaram a Copa de 1954, na Suíça. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
O ÍNDIO DO CORITIBA
Valedvino José da Silva, foi o ìndio que marcou época no Coritiba, sendo um dos principais nomes da campanha do Coxa na conquista do Campeonato Brasileiro de 1985, inclusive como artilheiro do time paranaense na vitoriosa campanha que culminou com a decisão diante do Bangu no Maracanã. Hoje aos 64 anos, o ex-centroavante reside no Rio de Janeiro e trabalha com professor em escolinha de futebol. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
O ÍNDIO DO VERDÃO E DO PEIXE
Rubens Barbosa Souza, o ex-lateral Índio que defendeu o Palmeiras e o Santos, entre outros, atualmente está com 55 anos e reside na capital paulista, onde comanda uma Escolinha de Futebol, no bairro de Pirituba, Zona Oeste da cidade.
Mineiro de Almenara, ele ainda teve uma curta passagem pelo Flamengo e no Guarani antes de se transferir para o Goiás, onde conquistou um Campeonato Goiano. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
O ÍNDIO DE VERDADE, DO TIMÃO
José Sátiro do Nascimento de fato nasceu em uma tribo indígena, em Palmeira dos Índios, Alagoas. Ele é filho de um filho do cacique da tribo Xucuru-Cariri, e se destacou na lateral-direita do Corinthians onde conquistou dois títulos brasileiros (1998 e 1999), os paulistas de 1999 e 2001 e o Mundial de Clubes de 2000. Hoje, aos 44 anos, está aposentado. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
O ÍNDIO COLORADO
Marco Antônio de Lima é um dos maiores ídolos da história do Sport Club Internacional. Foi o zagueiro com maior número de gols pelo Colorado, totalizando 33, atualmente com 48 anos, está aposentado.
A quantidade de títulos que Índio conquistou pelo Internacional é impressionante, incluindo sete Gaúchos, duas Libertadores e o Mundial da Fifa de 2006. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
O ÍNDIO DOS RINGUES
Salvador Silveira, o Índio Saltense não jogou futebol, mas foi nacionalmente conhecido na "Luta Livre", modalidade que marcou presença inclusive em transmissões de televisão, principalmente na década de 1970, o famoso "Telecatch".
Ele morreu em 3 de novembro de 2006, aos 80 anos. Natural da cidade paulista de Salto (daí seu apelido), rivalizou nos ringues com outras estrelas de sua época, como Ted Boy Marino, Hércules e Tigre Paraguaio, entre outros. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO, A MÚSICA
Na década de 1980 um dos hits marcantes da Música Popular Brasileira exaltou o Dia do Índio com a canção de Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), que inclui em seus versos a data da comemoração: "Mas agora eles só têm, o dia 19 de abril, mas agora eles só têm, o dia 19 de abril..."
ABAIXO, GRAVAÇÃO DE "TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO", APRESENTAÇÃO DE BABY CONSUELO EM 1981
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
19/04/2025F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita
19/04/2025Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
19/04/2025Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
19/04/2025Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
19/04/2025