Douglas tinha 57 e faleceu em Santos-SP

Douglas tinha 57 e faleceu em Santos-SP

Marcante profissional do rádio paulista, Douglas Porto morreu na manhã deste domingo (18), aos 57 anos, na cidade de Santos-SP, onde vivia. Douglas estava internado após sofrer AVC e duas paradas cardíacas na última sexta-feira (16). 

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, onde nasceu em 31 de agosto de 1963, Douglas Porto iniciou sua carreira no rádio bem cedo, em 1977, levado pelo seu cunhado.

Na Rádio Difusora exerceu a função de sonoplasta até o início dos anos 80 quando pediu uma oportunidade como narrador, tendo em vista a saída de dois excelentes profissionais revelados na emissora: Dionísio Pivatto (já falecido), que se transferiu para a Rádio 79, de Ribeirão Preto, e posteriormente Éder Luiz, contratado pela rádio Verinha, de Marília.

Douglas permaneceu na Difusora por quatro anos, transmitindo os jogos da AE Santacruzense, na Terceira Divisão de Profissionais. Em 1984, com a ajuda do seu tio, pai de Éder, se transferiu para Marília, tendo atuado nas rádios Itaipu FM e logo em seguida, Clube de Marília, na equipe chefiada por Dirceu Maravilha. Sua passagem pela cidade menina durou oito meses, já que em agosto do mesmo ano, foi contratado pela Rádio Atlântica de Santos, emissora na época pertencente ao Sistema A Tribuna de Comunicação.

Em Santos, Douglas trabalhou também em outras emissoras, como a Cultura AM, que revelou Luiz Roberto de Mucio (narrador), Paulo Roberto Martins (comentarista), e Pinheiro Neto, já falecido (ex-Bandeirantes), além da Tribuna AM, formando a dupla com o saudoso Loureiro Junior. No período de 1988/1995, por razões financeiras, Douglas foi obrigado a mudar sua rota profissional, ingressando no Departamento Fiscal de uma empresa exportadora de suco de laranja, Citrosuco Paulista S/A, mas nunca abandonando o rádio, realizando nesse período freelas para a Rádio Guarujá AM.

Em 1995, o melhor momento da sua carreira, quando foi contratado pela Rádio Cacique AM, emissora afiliada da rede Jovem Pan Sat. Foi a única emissora da baixada a acompanhar “in logo” as memoráveis jornadas na campanha vitoriosa do Peixe, do craque Giovanni, que terminou com o vice-campeonato brasileiro, após a trágica arbitragem de Márcio Rezende de Freitas, na decisão frente o Botafogo, no Pacaembu.

No início de 1996, com a ajuda imprescindível do amigo Luciano Faccioli, repórter do Santos FC na emissora, Douglas foi contratado pela Rádio Jovem Pan AM 620, para substituir Alberto César. Sua jornada na renomada emissora paulistana durou 17 anos e três meses exatos, tendo deixado a casa, em junho de 2013.

Douglas também narrou pelas TVs regionais, tendo criado um projeto de futsal que permaneceu no ar durante cinco anos (1998 a 2003), na Santa Cecília TV, além de freelas em eventos de handebol e futsal da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo.

Douglas Porto e Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) em setembro de 2019 na Rádio Ômega, em Santos. Foto: arquivo pessoal de Carlos Alberto Spina

 

Douglas Porto comandado programa pela ÔmegaWebRádio. Foto: Divulgação

 

Douglas Porto comandado programa pela ÔmegaWebRádio com participações de Juary e Nenê Belarmino. Foto: Divulgação

 

Douglas Porto comandado programa pela ÔmegaWebRádio com Lima e Odir Cunha. Foto: Divulgação

 

Douglas Porto comandado programa pela ÔmegaWebRádio com. Edu, Wilminha Santista e Wagner Frederico. Foto: Divulgação

 

Douglas Porto comandado programa pela ÔmegaWebRádio com Lino, José Paz e Paulo de Carvalho. Foto: Divulgação

 

Rádio Jovem Pan em 1999, Luís Carlos Quartarollo, João Antonio de Carvalho, Vander Luiz e Douglas Porto

 

Em anúncio sobre a estreia do programa Papo Esportivo. Foto: Reprodução

 

Em anúncio sobre a estreia do programa Papo Esportivo. Foto: Reprodução

 

Em 14 de maio de 2018, participantes do programa "Bola do Jogo". Da esquerda para a direita: Marcelo Dias, Sérgio Gueds, Renato Braga, Douglas Porto e Luiz Fernando Cardoso. Foto: arquivo pessoal de Douglas Porto

 

Em 14 de abril de 2018, com a filha Gabrielle Sasso Porto, no Mendes Convention Center, em Santos. Foto: arquivo pessoal de Douglas Porto

 

Douglas Porto,Pedro, Ted e Nenê Belarmino sendo anunciados no programa `Bola do Jogo´da web rádio Omega em 25 de setembro de 2017. Imagem publicada no Facebook de Douglas Porto

 

Douglas Porto e família. Foto: arquivo pessoal

 

Douglas Porto e sua esposa, em 2016. Foto: reprodução

 

Douglas Porto, em 2016. Foto: reprodução

 

Douglas Porto e sua esposa, em 2016. Foto: reprodução

 

Douglas Porto e seu cachorro, em 2015. Foto: reprodução

 

Projeto de Douglas Porto. Foto: Arquivo pessoal

 

Douglas Porto trabalhando na mesa de som na Rádio Saudade FM. Foto: Arquivo pessoal

 

Douglas Porto trabalhando na mesa de som na Rádio Saudade FM. Foto: Arquivo pessoal

 

Douglas Porto, pela Jovem Pan Sat. Foto: Arquivo pessoal

 

Douglas Porto, em mais uma cobertura. Foto: Arquivo pessoal

 

Últimas do seu time