A Seleção Brasileira está convocada para a disputa da Copa do Mundo da Rússia. A lista divulgada pelo técnico Tite não chega a surpreender ninguém, mas claro, gera questionamentos, seja pelo momento técnico de alguns jogadores (convocados e não convocados), e pelas condições físicas de outros. Confira como chegam os convocados de Tite para o Mundial da Rússia:
Alisson
Se há um jogador da seleção brasileira que terminou a temporada voando em seu clube, é justamente o primeiro nome dessa lista. Alisson foi absurdamente fundamental na grande temporada da Roma no Campeonato Italiano e, principalmente, na Liga dos Campeões da Europa. Titular absoluto na equipe italiana, o arqueiro de 25 anos mudou de patamar e já é especulado nos gigantes Liverpool e Real Madrid para a próxima temporada.
Ederson
Titular absoluto no incrível Manchester City, Ederson é mais um que terminou a temporada bem. Campeão e goleiro menos vazado do disputadíssimo campeonato inglês, o brasileiro se destacou não só pelas defesas, mas também pelo jogo com os pés. Com apenas 24 anos e presente em toda a trajetória de Tite na seleção, Ederson deve chegar ao mundial como reserva imediato de Alisson.
Cássio
Ídolo do Corinthians, titular há pelo seis anos e absolutamente vencedor com a camisa alvinegra, Cássio não vive o ápice de sua carreira, mas vem tendo um ano seguro. Mais do que um bom momento, Cássio, aos 30 anos, tem experiência para colaborar com o grupo e não comprometeria se precisasse atuar em alguma emergência.
Fágner
Titular da lateral direita do Corinthians, Fágner vinha tendo um 2017 regular, mas lesionou. Homem de confiança de Tite (embora o treinador não gosta dessa expressão), o corintiano tem a garantia de que estará 100% clinica e fisicamente para o mundial. O período parado, porém, tornam uma incógnita quanto às condições técnicas do lateral.
Danilo
Contratação pedida por Guardiola no Manchester City, Danilo não é titular do campeão inglês, mas teve momentos de destaque na temporada jogando não só na lateral direita. Em algumas situações, o ex-santista atuou na lateral esquerda, no meio campo (como volante e como segundo homem) e até como terceiro zagueiro. Danilo terminou a temporada fazendo bons jogos nas oportunidades que recebeu e pode ajudar muito o elenco brasileiro.
Marcelo
Vivendo um período histórico com a camisa do Real Madrid, Marcelo é titular absoluto e segundo capitão da equipe merengue. Um dos laterais mais técnicos do mundo, o camisa 12 não fez sua melhor temporada na Europa, mas cresceu de rendimento nos últimos meses. Aos 30 anos, Marcelo chega para a sua segunda Copa do Mundo de forma inquestionável, mesmo sendo um dos remanescentes do histórico 7 a 1 de 2014. Absolutamente vencedor, o lateral canhoto é um possível capitão da equipe de Tite.
Felipe Luis
O substituto de Marcelo é outra incógnita no elenco da seleção. Felipe Luis ganhou a disputa com Alex Sandro após se lesionar e conseguir uma recuperação surpreendente. Sempre seguro, o lateral do Atlético de Madrid chegará ao mundial com poucos minutos jogados após a lesão, mas pode ser importante pela experiência e pela característica mais defensiva.
Miranda
A temporada da Inter de Milão não foi de grande destaque e até por isso o zagueiro Miranda não teve um ano de grande destaque. Ainda assim, o defensor brasileiro fez um campeonato italiano seguro como em toda a sua carreira e é titular absoluto no time comandado por Luciano Spalletti. Aos 30 anos, Miranda finalmente disputará sua primeira Copa do Mundo
Marquinhos
O campeonato francês não exige tanto dos zagueiros do Paris Saint-Germain, ainda assim Marquinhos vem crescendo na carreira e fez uma boa temporada na Europa. Muito regular, o zagueiro foi titular em 39 partidas do PSG no ano e fechou a temporada conquistando todos os títulos possíveis na França.
Thiago Silva
Um dos principais nome do Brasil no fracasso da Copa do 2014 (de forma nada positiva), Thiago Silva parece ter afastado os fantasmas de 4 anos atrás. Embora não tenha feito uma temporada de grande destaque (até porque o campeonato francês não exige tantos dos zagueiros do PSG), Thiago talvez seja o melhor zagueiro do Brasil tecnicamente falando. Para 2018, o zagueiro não chega ao mundial tão valorizado como em 2014, e tampouco será o capitão da seleção, mas vai brigar por um posição no time titular e pode ser muito importante para Tite.
Geromel
Capitão do time atual campeão da Libertadores, Pedro Geromel talvez seja o principal zagueiro em atividade no Brasil. Depois de fazer uma temporada magnífica em 2017, o gremista manteve o nível e tem jogado em altíssimo nível no tricolor gaúcho.
Casemiro
Se o Real Madrid não teve uma temporada brilhante tecnicamente (apesar de mais uma campanha histórica na Liga dos Campeões), é natural que Casemiro também tenha oscilado no ano. A exemplo de Marcelo, porém, o volante merengue também vem crescendo de rendimento nos últimos meses e fez muita falta do Madrid quando não jogou.
Fernandinho
Queridíssimo por Pep Guardiola, Fernandinho viveu um dos melhores anos de sua carreira. Titular absoluto do Manchester City, o volante brasileiro teve momentos de muito destaque na temporada e certamente dará uma grande dor de cabeça ao técnico Tite. Embora seja mais um remanescente do 7 a 1, o meiocampista chega na ponta dos cascos e pode ser um grande nome do Brasil em sua segunda Copa.
Paulinho
“Resgatado” por Tite, Paulinho chegou ao Barcelona graças ao que jogou na seleção brasileira. Em um ano no futebol espanhol, o volante ex-Corinthians não se tornou titular do time catalão, mas jogou boa parte da temporada e foi muito importante em alguns momentos, marcando 9 gols e anotando 3 assistências.
Renato Augusto
Mais um dos homens de confiança de Tite, Renato Augusto é um dos líderes desse grupo. Jogando no fraco campeonato chinês, o ex-corintiano tem 11 jogos, 2 gols e 4 assistências pelo Beijing Guoan.
Fred
Pretendido pelo poderoso Manchester City, Fred é uma das surpresas da lista final de Tite. Meiocampista muito dinâmico e com boa chegada ao ataque, o brasileiro do Shakhtar marcou 4 gols e deu 7 assistências na temporada, e atuou em bom nível nos jogos de sua equipe na Liga dos Campeões da Europa (forma mais fácil de acompanhar um time ucraniano).
Willian
Mais um que chega para a sua Copa do Mundo, Willian talvez tenha vivido seu melhor ano com a camisa do Chelsea. Destaque no time dos Blues que oscilou demais ao longo da temporada, o meia de 29 anos foi decisivo em muitos momentos. Autor de 13 gols e 12 assistências, Willian voou em alguns momentos com a camisa azul.
Philippe Coutinho
A temporada de Philippe Coutinho tem que ser dividida em duas partes. Na primeira metade, apesar da demora para começar a jogar, bom futebol com a camisa do Liverpool, 12 gols e 8 assistências. Contratado pelo Barcelona em janeiro, o brasileiro ainda não jogou tudo que pode, mas fez boas partidas, marcou 9 gols e deu 6 assistência, e chega bem ao mundial da Rússia.
Neymar
Grande craque dessa geração e referência técnica no time de Tite, Neymar é uma incógnita para a Copa. Em fase final de recuperação de uma lesão séria no pé, o camisa 10 da seleção chegará à sua segunda Copa com uma série de interrogações em suas costas. Isso porque, quando jogou, foi bem com a camisa do PSG, marcou 28 gols e deu 19 assistências (embora seja importante destacar o baixo nível técnico do campeonato francês), mas os quase 3 meses sem atuar inviabilizam qualquer análise mais profunda sobre as condições em que o atacante chegará ao mundial. É fato que clinicamente Neymar estará 100%. O atacante agora tem um mês para recuperar a parte física, deixar de lado todas as polêmicas que se envolveu ao longo do ano e se afastar de todos os boatos sobre sua saída do PSG para confirmar crescer de rendimento ao longo da Copa.
Gabriel Jesus
Mais um que se lesionou e preocupou o torcedor brasileiro, Gabriel Jesus terminou bem a temporada com a camisa do Manchester City. Autor de gols importantes na reta final da temporada, o camisa 9 da seleção oscilou no ano, especialmente após a recuperação da lesão, mas entrou em forma física e técnica, fechou o ano com 17 gols e 5 assistências.
Roberto Firmino
Ao lado de Alisson, Firmino talvez seja o convocado em melhor momento na temporada. Titular absoluto do Liverpool, autor de gols e assistências importantíssimas no ano (foram 27 tentos e 17 passes até aqui), o reserva imediato de Gabriel Jesus fez uma temporada para superar qualquer desconfiança do torcedor brasileiro e chega voando ao seu primeiro mundial.
Douglas Costa
Embora não seja titular absoluto da Juventus, Douglas Costa ganhou a vaga na Copa na segunda metade da temporada europeia. Importante na conquista do campeoanto italiano e da Copa Itália, o atacante brasileiro termina bem o ano, marcando gols e dando assistências em jogos decisivos da Velha Senhora.
Taison
Longe de ser uma unanimidade, Taison talvez seja o jogador menos observado por nós aqui do Brasil (ao lado de Fred). O atacante de 30 anos não chega à Copa do Mundo vivendo seu ápice. Na temporada, o ex-jogador do Internacional marcou 7 gols e deu 7 assistências.
Foto: CBF/Divulgação
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
22/07/2019Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
06/07/2019'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
06/07/2019Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
06/07/2019Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?
03/07/2019