Homenagem: Bráulio, o 'Garoto de Ouro', teve sua biografia lançada no Museu do Inter, no Beira-Rio
Homenagem: Bráulio, o 'Garoto de Ouro', teve sua biografia lançada no Museu do Inter, no Beira-Rio
Por Marcos Júnior Micheletti - 23/12/2024 12:10
Bráulio, o "Garoto de Ouro", um dos grandes ídolos da história do Sport Club Internacional, recebeu uma justa homenagem no último sábado (21), quando foi lançada sua biografia, escrita por Leonardo Romero de Lima. O evento, que contou com sessão de autógrafos, com a presença de Bráulio e do autor, aconteceu no Museu do Inter, no Beira-Rio.
Bráulio Barbosa de Lima, hoje com 76 anos (natural de Porto Alegre, nascido em 4 de agosto de 1948), ficou emocionado ao rever ex-colegas de Inter que estiveram presentes ao lançamento de sua biografia "O Garoto de Ouro", casos de Dorinho e Tovar, entre outros, além de uma figura lendária da história do clube gaúcho, João Samyr Lopes Boa Nova (o Cabeça), primeiro gandula do Estádio Beira-Rio, que era peça importante no "esquema" do treinador Daltro Menezes, nas reposições e retenções de bola.
A sessão de autógrafos com Bráulio foi a última do Museu do Inter em 2024, que contou com uma agenda robusta, em 19 eventos ao londo dos últimos 12 meses.
Aliás, o trio Bráulio, Tovar e Dorinho (e também o gandula Cabeça) estiveram presentes na inauguração do Beira-Rio, em 06 de abril de 1969, dia em que o Colorado venceu o Benfica por 2 a 1, com Claudiomiro abrindo o placar para o Inter, Eusébio empatando para os portugueses e Gilson Porto fazendo o segundo tento, decretando a vitória da equipe gaúcha. Todos os autores dos gols, e também o treinador Daltro Menezes, já nos deixaram.
Hoje residindo em Porto Alegre, Bráulio iniciou sua trajetória pelo próprio Inter, em 1965, permanecendo no clube escarlate até 1973. Neste período ele conquistou o pentacampeonato gaúcho consecutivo (1969, 1970, 1971, 1972 e 1973).
Teve uma curta passagem pelo Coritiba em 1973, para depois tornar-se peça importante no América (RJ), onde, ao lado do saudoso atacante Luisinho Lemos e o zagueiro Alex Kamianecky, entre outros, conquistou a Taça Guanabara de 1974.
Ainda passou pelo Botafogo (RJ) em 1978, retornou ao Coritiba em 1979 e encerrou a carreira pelo Universidad de Chile, em 1981.
No lançamento do livro sobre sua carreira (escrito por Leonardo Romero de Lima) em 21 de dezembro de 2024, no Museu do Inter, no Beira-Rio. Foto: Luiza Lopes/Divulgação/Museu do Inter